Transplantados de pulmão e profissionais celebram o natal e a vida

19 de dezembro de 2013 - 20:12

Natal para os cristãos é a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Para os transplantados é também a data do próprio renascimento porque estavam  com graves problemas de saúde e ganharam vida nova após as cirurgias de transplantes. Com razões de sobra para comemorar o natal 2013 e o ano novo, os transplantados de pulmão e a equipe de multiprofissionais do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart estarão reunidos nesta sexta-feira, 20, a partir das 8h30min, no auditório “D” do hospital.

 

Entre todos os Estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país, o Ceará é o único que realiza transplantes de pulmão e exclusivamente no Hospital de Messejana. Começou a fazer há três anos. Em 2011, foram quatro transplantes. Em 2012, também quatro. Este ano dobrou o número: 8 transplantes. Do total de 16 transplantados, 11 são cearenses, 3 vieram de Pernambuco, 1 da Bahia e 1 do Rio Grande do Norte. Todos, como em quaisquer transplantes de órgãos e tecidos, através do Sistema Nacional de Transplantes. Dos 16, foram do tipo unilateral e cinco dos dois pulmões. A maioria dos transplantados são do sexo masculino. Treze homens e três mulheres.   

 

O aposentado Eduardo Barros, de Fortaleza, foi um dos primeiros transplantados em 2011. Ele conta que antes do transplante tinha o sistema respiratório todo comprometido. Falava com dificuldade porque logo ficava cansado. A única alternativa para continuar vivendo era o transplante. “Ainda bem que apareceu o doador e o nosso Estado estava preparado para fazer a minha cirurgia”, comenta .

 

Este ano o Ceará já bateu novo recorde de transplantes de órgãos e tecidos. Até esta quinta-feira, 19, foram realizados 1. 278. Ultrapassou o total de 1.269 feitos em 2012 de coração, pulmão, fígado, rim, córnea, pulmão, pâncreas, medula óssea.

 

19.12.2013

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara