Água e saneamento rural: Siasar chega a Aracati

11 de abril de 2016 - 20:21

A Secretaria das Cidades e o Projeto São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), iniciam nesta semana a implantação do SIASAR (Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural) em localidades rurais no município de Aracati.

De 11 a 15 de abril, uma missão técnica do Banco Mundial irá realizar reuniões de avaliação e ações de campo para a implantação do SIASAR nas comunidades de Canapum, Venâncio, Oiteiro e Santa Tereza, em Aracati, litoral leste do Ceará. O município será o primeiro do Brasil a integrar o Sistema e servirá como modelo para, em um segundo momento do projeto, ser expandido para as demais cidades cearenses.

A partir do piloto, serão definidas a formatação das equipes e a infraestrutura a ser utilizada nos outros municípios, bem como as alterações necessárias para adequar o sistema à situação do saneamento no estado do Ceará. O projeto completo conta com o apoio do Banco Mundial.

A missão é composta de membros do Banco Mundial, Ministério da Integração, técnicos da Secretaria das Cidades, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Cagece e Prefeitura de Aracati.

O SIASAR

O SIASAR consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais.

O Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural, a partir da sua adesão e implementação no Estado, possibilita que gestão de saneamento tenha acesso a dados e diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados. “O sistema auxiliará na tomada de decisões e na definição e aplicação das políticas de forma eficiente, evitando desperdício de dinheiro público e favorecendo a universalização do saneamento”, ressalta o secretário Lucio Gomes.

 

 

11.04.2016

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos
(85) 3207.5249 ou 98603.0556 / sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação SDA
Aécio Santiago / aecio.santiago@sda.ce.gov.br
85-3101.8105 / 8137

Assinatura coornenadoria matérias