Primeira Uniseg do Estado completa um mês e tem redução de 75% em crimes violentos

11 de abril de 2016 - 21:23

Com um mês de atuação, a primeira Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) do Estado do Ceará já apresenta resultados positivos para a segurança pública. Localizada no bairro Vicente Pizon, em Fortaleza, a Uniseg também contempla os bairros Mucuripe e Cais do Porto. Durante o primeiro mês de atuação da unidade, comemorado no último dia 5, foi registrada uma redução de 75% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios, em comparação com oUniseg base movel mesmo período de 2015. Foram cometidos dois homicídios este ano contra oito no mesmo período de 2015.

O Comandante do Comando de Policiamento Comunitário (CPCom), coronel Fernando Albano, destaca que a grande transformação desse projeto foi unir as forças entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros em um espaço territorial menor e com mais potencialidade. “Fortalecemos as ações de planejamento, monitoramento e avaliação permanente voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade na região”, adicionou o comandante.

Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública, a primeira Uniseg já realizou 105 visitas às vítimas de violência doméstica e atendeu 65 mulheres que são assistidas pelo projeto Ronda Maria da Penha, ambos fazem parte de um dos programas do CPCom – Grupo de Apoio à Vítima de Violência (GAVV).

Outro projeto que visa a prevenir a violência no Estado do Ceará é o Ronda Escolar, que já visitou 23 escolas, realizou 80 reuniões com a comunidade escolar da região, fez 140 patrulhamentos nas adjacências das escolas e visitou 30 salas de aula. O Ronda Escolar visa a aproximar os estudantes dos policiais.

Além disso, os policiais realizaram 40 reuniões com as comunidades dos bairros Vicente Pizon, Mucuripe e Cais do Porto para discutir a segurança das pessoas e o que a corporação pode fazer para melhorar o trabalho desenvolvido na área. “O grande sucesso dos trabalhos que estão sendo realizados na Uniseg é a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, disse o capitão Messias Mendes, Comandante do Policiamento Militar da Uniseg. “As nossas ações estão todas direcionadas à proatividade. Queremos chegar antes da ocorrência e aumentar a sensação de segurança das pessoas, dando a elas uma qualidade de vida melhor”, adicionou.

Uniseg proerdEm um mês de atividade, a Uniseg também recebeu ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), por meio do qual sete escolas e 42 turmas foram visitadas e 1.257 alunos atendidos. O projeto tem o objetivo de formar e conscientizar os jovens sobre o que são as drogas e seus efeitos, por meio de ações educativas realizadas pela Polícia nas instituições de ensino.

Com a implantação da Uniseg, o 9º Distrito Policial passou a funcionar 24 horas por dia, com um efetivo de seis delegados, 11 escrivães e 28 inspetores e três funcionários terceirizados. Segundo a delegada titular da delegacia, Cândida Brum, os números de resolução de inquéritos aumentaram bastante e a apreensão de drogas na região também. “A maioria das ocorrências são relacionadas com o tráfico de drogas”, disse a delegada. “Nessas áreas em que a presença da Polícia está maior podemos dizer que as pessoas estão mais confiantes e se sentindo mais seguras, elas estão indo à delegacia prestar depoimentos, coisa que antes tinham receio”, revelou Cândida.

A Tenente Coronel Diana Feitosa, Comandante do Corpo de Bombeiros da Uniseg, destaca os projetos que são realizados nos bairros que são contemplados pela Unidade de Segurança, são eles: aulas de judô, aulas de jiu jitsu, cursos de primeiros socorros e cidadania e o projeto terceira idade, que tem como objetivo levar qualidade de vida e proporcionar autonomia para os idosos em suas atividades diárias. “Com a criação da Uniseg, é possível notar que as pessoas estão mais próximas dos agentes de segurança. As crianças estão aos poucos voltando a brincar nas ruas e é essa sensação de tranquilidade que nós queremos proporcionar”, disse a oficial.

Conceito da Uniseg

A Uniseg tem o conceito de reestruturação do sistema de segurança pública, incluindo uma maior aproximação dos serviços ofertados pela Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O policiamento passa atuar com um novo modelo de abordagem e uma maior aproximação com a população. Desde a instalação da Uniseg, o 9º Distrito Policial passou a funcionar 24 horas por dia e a trabalhar integrado com a Base Móvel do Ronda, uma van em que policiais militares registram boletins de ocorrência. “O objetivo dessas bases é levar mais praticidade à comunidade”, disse o coronel Albano.

Durante esse mês, a Base Móvel Ronda esteve presente em três endereços – Avenida da Abolição, Rua Francisco Alves Pereira e na Avenida Engenheiro Santana Junior. Nesse período, cinco Boletins de Ocorrência foram realizados, 4000 imóveis foram diretamente beneficiados e 12.000 moradores favorecidos. Os dados coletados nas bases móveis são encaminhados instantaneamente à Delegacia Eletrônica da Polícia Civil.

Serviço:
9º Distrito Policial – 24 horas (Rua Hermínia Benevides / SN, Vicente Pinzon – continuação da av. Alberto Sá). Telefone: 3101.1144.
Base da PM Local: Rua Mirante, S/N. Telefone: 98878.7613.
Batalhão do Corpo de Bombeiros: Rua Vicente de Castro, s/n, Mucuripe (em frente ao Farol). Telefone 3101.1078.

11.04.2016

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome – (85) 3101.6517
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias