Novas turmas de egressos do sistema prisional iniciam capacitação
26 de julho de 2016 - 12:23 #capacitação #egressos #novas #prisional #sistema #turmas
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), iniciou três novas turmas de cursos de capacitação com egressos do sistema penitenciário e seus familiares. Ao todo, 60 pessoas estão participando das aulas, que são parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com a empresa de cosméticos VitaDerm.
Em parceria com o Senac, estão acontecendo os cursos de salgadeiro (160h/a) e operador de computadores (196h/a), ambos oferecidos a partir do Projeto Sou Capaz. Nas últimas turmas, a cooperação entre Sejus e Senac já promoveu cursos de manicure e pedicure, auxiliar administrativo, agente de limpeza e conservação, cabeleireiro assistente e auxiliar administrativo.
“A preparação é uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, principalmente no setor autônomo, pois a formalidade está cada vez mais complicada, mesmo para quem não passou pelo sistema penitenciário. E quem passou pelo cárcere tem ainda um estigma maior. Por isso a importância de qualificá-los e auxiliá-los na retomada de suas vidas”, afirma Cristiane Gadelha, coordenadora de inclusão social.
Beleza como oportunidade
O Projeto Beleza e Bem Estar, fruto da parceria da Sejus com a VitaDerm, oferece o Curso Básico de Higienização e Cuidados com a Pele (40h/a) para egressas que desejam ficar antenadas ao mundo da beleza.
O objetivo é capacitar as alunas para o preparo da pele, higienização, assepsia, limpeza, esfoliação, hidratação e foto-proteção do órgão; além de despertá-las para o mercado de trabalho e instigá-las a seguir no segmento com a busca por novos cursos de beleza. Esse é o caso de Antônia, aluna do curso que já traçou planos empreendedores para o futuro.
“Antes das aulas, eu não sabia nem como passar protetor solar ou pra que servia cada produto de pele. Com o curso, comecei a gostar da área e hoje quero seguir no mercado da beleza. Vou abri meu próprio negócio em casa. O primeiro passo é fazer outro curso, que é o de cabeleireira, assim que eu terminar essa preparação”, diz Antônia, que é irmã de um egresso do sistema prisional.
Leia mais:
– Coaches por um Ceará Pacífico inicia segunda turma de formação com egressos
– CE Pacífico: Ex-detentos concluem curso de coaching
26.07.2016
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara
Fotos: Lucas Ribeiro