Governo do Ceará assegura direito das famílias que ocupam área impactada pela obra do VLT em Fortaleza
6 de abril de 2017 - 18:55 #Ceará #governo do estado do ceará #investimento #mobilidade urbana #obras do metrofor #secretaria da infraestrutura #VLT
A Assembleia Legislativa aprovou lei que autoriza o Governo do Ceará a realizar desapropriação na área impactada pelas obras do VLT, mas o Estado assegura o direito das famílias que ocupam a área da realização da obra. 2.600 famílias são beneficiadas com moradias ou indenizações
O Governo do Ceará deu mais um importante passo para a implantação do ramal Parangaba-Mucuripe a ser operado por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Foi aprovada na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (6), a Mensagem do Governo do Ceará que permite a execução do Programa de Apoio ao Trabalho de Desapropriação, Indenização e Remoção referente às famílias impactadas pelas obras do VLT. As famílias devem ser reassentadas em empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida ou indenizadas.
Leia também: Governador visita obras do Hospital de Messejana e do VLT
Cerca de 2.600 imóveis devem ser desapropriados em toda a extensão do ramal Parangaba-Mucuripe. Até agora, 1.741 imóveis já foram desapropriados, dos quais 1.387 foram demolidos. Até o momento, 2.156 famílias (proprietários e inquilinos) foram impactadas pela ação. De um total de 763 famílias que recebiam aluguel social, 620 continuam recebendo o benefício e outras 143 deixaram de receber, já que foram beneficiadas com o apartamento no empreendimento Cidade Jardim.
Para as famílias que aguardam as unidades habitacionais, uma das principais conquistas é o reajuste do aluguel social. O valor, que era de R$ 400, passou para R$ 520 mensais. “A grande preocupação do Governo do Ceará é entregar essa importante obra para a população de Fortaleza, mas com cuidado e, principalmente, respeito às família que precisam ser deslocadas. Tudo é feito de forma a garantir os direitos dessas pessoas”, observa o secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Gomes.
Leia também: Linha Sul do Metrô de Fortaleza tem aumento de 17% no número de passageiros
A Mensagem do Governo também facilita a vida das famílias que lidam com questão de espólio. Antes era necessária a apresentação do termo de partilha para ter acesso aos benefícios, agora, desde que haja consenso entre os herdeiros, a divisão é feita de forma menos burocrática.
A obra
A obra tocada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) foi retomada em julho de 2015 e está com mais de 60% de execução. Os trabalhos estão divididos em três trechos. O primeiro a ficar pronto será o trecho 2, que está com 90% de execução e fica entre as estações Borges de Melo e Parangaba. O trecho já está em fase de operação experimental, na qual o trem circula, sem passageiros. Em seguida, deve ser concluído o trecho 1, que contempla a construção da passagem inferior da avenida Borges de Melo. Os trabalhos avançam e já alcançam 45% de execução. Já o trecho 3, que compreende o percurso entre as estações Iate e Borges de Melo, está com o cronograma em execução, com expectativa de entrega até o início do ano que vem.
Correia Transportadora
O Estado também garantiu o pagamento de indenização aos proprietários, posseiros ou ocupantes de imóveis inseridos na faixa de domínio das correias transportadoras (carvão e minério) que atendem o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Com a a aprovação e publicação dessa lei será possível alavancar o desenvolvimento industrial do Estado do Ceará e, no mesmo ato, conceder a proteção e e a atenção necessárias às famílias atingidas pela obra.
Saiba mais
As alterações propostas nas leis nº 15.194, de 19 de julho de 2012, e nº 15.056 de 6 de dezembro de 2011, e aprovadas nesta quinta-feira pelos deputados estaduais, segue agora para sanção do governador Camilo Santana. Após ser sancionada, vai para publicação no Diário Oficial do Estado e entra em vigor.
Leia também: Governador visita obras do Hospital de Messejana e do VLT
Núcleo de comunicação
- Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
- Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
- Porta-voz Thiago Cafardo
- Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
- Gestor de Fotografia José Wagner
- Fotografia Oficial Carlos Gibaja
- Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
- Comunicação Institucional Giselle Dutra
- Gestor de Rádio Lúcio Filho
- Gestor de TV Weberte Lemos
- Gestor de Web Bruno Bacs
- Gestor de Reportagem Wilson Zanini
- Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
- Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
- Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
- Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato