CEO do Porto de Roterdã visita Porto do Pecém com governador e se diz “impressionado”
13 de setembro de 2017 - 15:47 #Camilo Santana #porto de roterdã #Porto do Pecém
Fotos: Carlos Gibaja e José Wagner / Governo do Ceará André Victor Rodrigues e Thiago Cafardo Repórter / Porta-voz do governador
Acompanhado do governador Camilo Santana, o CEO do Porto de Roterdã, Allard Castelein, visitou nesta quarta-feira (13) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) pela primeira vez desde a assinatura do Memorando de Entendimento com o Governo do Ceará, em março deste ano. “Foi uma grande oportunidade ver de perto a estrutura do porto. Gostaria de confirmar que fiquei impressionado com o que vi. Os dois times têm tido grande colaboração e estou muito otimista (para a concretização da parceria)”, citou o CEO do porto holandês, um dos principais equipamentos em movimentação de cargas do mundo e o maior da Europa.
Sobre a visita dos executivos do Porto de Roterdã, o governador Camilo Santana observou que os holandeses elogiaram o alto nível do equipamento construído no Pecém e que espera em breve selar a parceria para trazer mais desenvolvimento econômico ao Estado.
“Ele (Allard Castelein) ficou encantado com a estrutura e os investimentos que têm sido feitos para o crescimento do Porto do Pecém. Viemos aqui hoje para discutir a parceria com Roterdã, um dos mais importantes portos do mundo. O objetivo é trazer desenvolvimento, oportunidade de emprego e crescimento para o Ceará. É um importante passo que estamos dando com os holandeses”, afirmou o governador.
A visitação teve início por volta das 9h30 com sobrevoo de helicóptero por toda a área ocupada do complexo, passando pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Depois, Camilo Santana guiou a comitiva pelo cotidiano de operação da Cearáportos. À tarde, a comitiva holandesa participou de reunião de trabalho no Palácio da Abolição.
Investimentos
Durante a conversa com os holandeses, o governador destacou os números positivos apresentados pela Companhia Siderúrgica do Pecém, que hoje gera mais de 17 mil oportunidades de trabalho, diretos e indiretos, nas empresas que formam sua cadeia de fornecedores no Ceará. No acumulado de agosto de 2016 até 11 de setembro de 2017, foram exportadas 2.303.735 toneladas de placas de aço para 15 países do exterior, entre Europa, Ásia e Américas (ainda para 2017 estima exportar 2,7 milhões). Camilo Santana comentou ainda sobre os resultados positivos do PIB cearense e a capacidade de investimento do Estado.
“Somos o estado que mais investe no País e temos como estratégia de crescimento três grandes projetos: os centros de conexões aéreas, marítimas e de internet. Acreditamos que a parceria com Roterdã trará muitos frutos para o Ceará”, afirmou o governador.
A programação na Região Metropolitana de Fortaleza também contou com a presença do diretor internacional do Porto de Roterdã, René Van de Plas, do líder do Projeto da Diretoria Internacional do Porto de Roterdã, Marc Everstse, além do presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, e dos secretários do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro; e do Planejamento, Maia Júnior.
Obras de acesso
O governador aproveitou a ida ao complexo para também visitar as obras de infraestrutura do Governo do Ceará em andamento no Pecém. Camilo Santana caminhou pelas construções da nova ponte do porto e da duplicação da CE-155, que contemplará o trecho da BR-222 até a entrada do CIPP, facilitando o transporte de cargas por meio das rodovias.