Diagnóstico Cidadão: quase 90% dos usuários indicam serviço da rede estadual de saúde
4 de janeiro de 2018 - 16:34 #avaliação #Ceará #diagnóstico cidadão #saúde #serviço público
André Victor Rodrigues - Repórter
Marcos Studart - Fotógrafo
Programa já contabilizou mais de 65 mil opiniões sobre o atendimento e estrutura de unidades da rede estadual; 80% classificam o atendimento como ótimo ou bom
O Governo do Ceará dispõe, desde o dia 17 julho de 2017, de um sistema informatizado para coletar a opinião da população sobre o atendimento e estrutura do serviço público de saúde. É o Programa Diagnóstico Cidadão, que consiste em pesquisa de satisfação online, respondida através de aplicativo no celular ou computadores (totens digitais interativos) instalados nas unidades estaduais. Em quase seis meses de pleno funcionamento, foram 65.506 intervenções populares. E o retorno da ação é positivo: quase 90% dos consultados indicam o atendimento público para familiares.
Do número total de intervenções no Diagnóstico Cidadão, 80% dos que responderam à pesquisa classificam o atendimento prestado pelas unidades da rede estadual como ótimo ou bom. Os que recomendam a outras pessoas recorrer ao serviço público de saúde compreendem 87%. Atualmente, são 25 equipamentos que contam com 35 totens instalados.
Ouvir para melhorar
Por meio do programa, os usuários respondem a perguntas específicas acerca da qualidade de atendimento feito por profissionais de saúde, do tratamento demandado pela equipe da recepção e da limpeza, higiene e organização do local. O objetivo do Governo do Ceará é acompanhar com rigor cada retorno dos cidadãos e buscar as principais soluções para melhorar a gestão da rede.
O governador Camilo Santana ressalta que a iniciativa aproximou o Estado das principais necessidades dos cearenses que, diariamente, buscam o atendimento em hospitais, centros e unidades de pronto atendimento (UPAs) em todo o Ceará.
“A ideia do Diagnóstico Cidadão é ouvir a população que está sendo atendida nas unidades de saúde do Estado. O importante é que quanto mais pessoas puderem dar sua opinião de como foram atendidas pelos médicos, pela equipe da recepção, como foi a limpeza do ambiente, para que o Estado possa fazer uma avaliação de como melhorar o serviço para atender os cearenses. E nada é melhor do que ouvir aqueles que são atendidos, a quem é nossa obrigação servir”, expõe.
Mais atendimentos
De janeiro a novembro em 2017, a rede pública de saúde do Ceará alcançou a marca de 81.868 pacientes internados e 59.910 cirurgias realizadas, diminuindo em 12% a média de mortalidade hospitalar em relação ao ano anterior. A previsão para 2018 é que o número de internações supere em 10% o de 2017 e que o de cirurgias supere em 12% o total do ano passado.
O secretário da Saúde, Henrique Javi, afirma que o Diagnóstico Cidadão tem papel fundamental para que os administradores públicos tenham melhoras cada vez mais eficientes no acompanhamento completo de pacientes e demandas urgentes da população cearense.
“O Diagnóstico Cidadão desenvolveu uma maneira de se comunicar diretamente com o cidadão, num momento mais próximo de quando ele é atendido. Isso ajuda não só a gestão, mas também as definições da assistência e a sociedade como um todo. A saúde é um bem social importantíssimo e, se não for com o diálogo frequente, não temos como discutir efetivamente melhorias”, pontua o titular da Sesa.
Ouça:
O governador Camilo Santana ressalta que a iniciativa aproximou o Estado das principais necessidades dos cearenses que, diariamente, buscam o atendimento em hospitais, centros e unidades de pronto atendimento (UPAs) em todo o Ceará.