Estudantes do Cariri criam app para mapear o Parque Estadual Sítio Fundão
11 de janeiro de 2018 - 13:08 #aplicativo #Cariri #meio ambiente
Demétrio Andrade - Ascom/Sema
Iniciativa é uma parceria entre o campus e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará. Ecomapss já está disponível para download e será oficialmente lançado nesta sexta, 12 de janeiro
Um app de olho na conservação da natureza. Aplicativo, criado por professores e estudantes do campus de Crato do IFCE-Instituto Federal do Ceará, mapeia a flora e os bens históricos tombados do Parque Estadual Sítio Fundão, uma unidade de conservação (UC) localizada no município de Crato.
A iniciativa, chamada de Ecomapss, será lançada oficialmente na manhã (8 horas) do dia 12 de janeiro, com uma trilha interpretativa pelo parque, que identifica e fornece informações sobre plantas nativas, fósseis e pontos históricos da região.
Resultado de uma parceria entre o campus e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), o projeto foi desenvolvido pelos professores Gauberto Barros (Zootecnia) e João Alberto Abreu (Sistemas de Informação) e pelos estudantes João Willamy e Matheus Soares, do curso de Sistemas de Informação.
Desafio
O objetivo, segundo eles, é despertar para a importância do aprendizado sobre a diversidade da flora nativa e apoiar projetos de educação ambiental, unindo meio ambiente e tecnologia. “A partir do uso desse aplicativo, podemos ter uma ampliação da sala de aula. A aula fica mais atrativa, interessante e proveitosa, além de ser um auxílio à aprendizagem”, explica o professor João Alberto.
Para os alunos, o grande desafio foi mergulhar em um assunto que eles não dominavam: “O maior aprendizado que a gente teve foi em relação ao meio ambiente. A gente está muito focado na área da tecnologia e às vezes se distancia um pouco da natureza. Além disso, aprendemos a parte técnica, com novas tecnologias”, explica Matheus.
Acompanhada de um mateiro, a equipe do projeto percorreu o parque para fazer o levantamento das espécies, identificando-as e fazendo o georreferenciamento. Depois, as informações foram inseridas no aplicativo e as plantas e bens identificados receberam placas com um código QR.
Assim, basta o usuário baixar o app e aproximar o celular da placa para ter acesso a nome, história, origem, uso e outras curiosidades sobre as espécies. Além de informar os visitantes do parque, o app pode ser utilizado em aulas de campo e servir como fonte de pesquisa.
Se, inicialmente, a ideia era mapear a flora nativa do próprio campus do IFCE, que também fica numa área de proteção.
10 anos
Rose Feitosa, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, conta que a iniciativa faz parte das comemorações de aniversário do Sítio Fundão, que completa dez anos em 2018. Segundo ela, o aplicativo também é capaz de promover a inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida: “Os QR codes serão disponibilizados no centro de visitantes da unidade. A pessoa tem acesso às mesmas informações que teria se fizesse a trilha. Vai trabalhar educação ambiental da mesma maneira e permitir a inclusão de todos os visitantes do parque”.
O aplicativo para Android já está disponível para download gratuito na PlayStore. O Ecomapss pode ser adaptado para outras unidades de conservação: outras áreas protegidas já mostraram interesse pelo app e atualmente passam pela fase de levantamento de informações do local.
SERVIÇO
Lançamento do aplicativo Ecomapss
Quando: 12 de janeiro de 2018, a partir de 8h
Onde: Parque Estadual Sítio Fundão (Rua José Franca de Alencar, s/n, Seminário – Crato/CE)
Mais informações pelo telefone: (88) 3523-8404