SAMU amplia atendimento aeromédico em 353%
31 de janeiro de 2018 - 17:14 #Ampliação atendimento #SAMU
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220
Vestir o macacão azul do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 Ceará é motivo de orgulho para os profissionais que estão diariamente ajudando a salvar vidas em situação de emergência em 136 municípios cearenses. Nesta quarta-feira, 31, parte deles comemorou os dez anos de funcionamento do serviço no Estado em um evento realizado na sede do SAMU 192 Ceará, no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. A ampliação de 353% do atendimento pelo serviço aeromédico foi um dos feitos lembrados pelos socorristas.
“Esta é uma data ímpar para todos os que fazem o SAMU 192 Ceará. Parabenizo aos ‘anjos de azul’ pelos dez anos de bons serviços prestados no Estado”, disse o diretor-geral do Samu, coronel João Vasconcelos. O SAMU atualmente tem 1.420 profissionais, dos quais cerca de 700 são auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.
Além das 95 ambulâncias e duas motolâncias, a população cearense conta com dois helicópteros que são utilizados como veículos de resgate para chamados em regiões menos acessíveis para viaturas terrestres, como dunas e serras, e para casos de maior urgência, como incidentes com múltiplas vítimas. Iniciado em 2014, com 26 atendimentos, o serviço aeromédico prestou 118 atendimentos no ano passado. De 2014 a 2017, o socorro via aérea foi prestado em 319 chamados.
A decisão sobre que veículo utilizar para cada caso é tomada levando em conta critérios técnicos. As aeronaves são da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e contam com médico e enfermeiro do SAMU que passam por treinamento específico para esse tipo de socorro, explica o médico Paulo Arruda, coordenador do grupamento aeromédico da Ciopaer.
Orgulho profissional
A admiração pelo trabalho de salvar vidas de pacientes que precisam ser socorridos com urgência passa de geração para geração. Ana Clara Miranda, de 3 anos, e Luís Fabiano, de 2 anos, que são filhos de funcionários do SAMU 192 Ceará, foram protagonistas desse orgulho e participaram da festa, nesta quarta-feira, vestidos de macacão azul como os pais.
Durante o evento comemorativo foram homenageados gestores e profissionais de saúde que ajudaram a construir a trajetória do SAMU no Estado. O secretário adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, recebeu a comenda representando o governador Camilo Santana. “O trabalho de cada um de vocês é que faz a excelência no atendimento do SAMU”, declarou.
A secretária-adjunta da Saúde do Ceará, Isabel Cristina Cavalcanti Carlos, destacou a importância dos 290.398 atendimentos já realizados pelo SAMU desde 2008 e a relevância de cada vida salva pelos profissionais que atuam na saúde pública. No ano de 2017, o SAMU 192 Ceará atendeu 11,59% casos a mais (63.209 atendimentos). Em 2016, foram 56.639. No mesmo período, o volume de chamadas para o número 192 cresceu 24,84%. A cerimônia de dez anos do SAMU no Ceará contou ainda com a participação do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, e do deputado federal Odorico Monteiro, além de outros gestores municipais e secretários de saúde.