Pefoce registra aumento no número de emissão de RG e mais agilidade com agendamento online nos postos do Vapt Vupt

13 de março de 2018 - 16:14 # #

Assessora de Comunicação da Pefoce - (85) 3101 8807 e 98773 0295

O agendamento eletrônico para emissão de primeira e segunda via do documento de identificação, Registro Geral (RG), otimiza os atendimentos e garante mais comodidade para a população que procura pelo serviço nos postos de atendimentos do Vapt Vupt. Em 2017, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), órgão responsável pelo registro e emissão das carteiras de identidade no Estado, emitiu – de janeiro a dezembro de 2017 – 483,6 mil carteiras de identidade. Destas, 325.501 foram feitas na Capital, o que representa 67,3% das emissões. Em comparação com o número de registros em 2016, houve um aumento de 16,3%, passando de 415 mil para 483 mil documentos emitidos.

Com a modalidade do agendamento eletrônico, vigente desde a primeira semana de março, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), responsável pela iniciativa, prevê grande adesão por parte da população devido à facilidade do acesso e visa reduzir as filas no postos. Com média de 500 atendimentos presenciais por dia só para emissão de RG, que serão mantidos, as unidades do Vapt Vupt passaram a realizar também o agendamento virtual através do site: http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento.

Agendamento eletrônico

O solicitante deve realizar o agendamento no site, preencher seus dados pessoais, informar se pretende tirar a primeira ou a segunda via da identidade e marcar o dia que deseja comparecer a uma unidade do Vapt Vupt. Após o atendimento, o RG fica pronto em cinco dias úteis e deverá ser retirado na própria sede do Vapt Vupt. Durante o agendamento virtual o site informa quais são os documentos necessários para levar no dia do atendimento. Em Fortaleza existem duas unidades, uma situada no bairro Antônio Bezerra e a outra, em Messejana. No interior, há outros dois postos do Vapt Vupt: em Sobral e em Juazeiro do Norte.

Emissão de 1º/2ª via do RG

O Núcleo de Identificação Civil (Nuici) da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Pefoce é o setor responsável pelos registros. Em Fortaleza, existem quatro postos de atendimento onde a população pode solicitar o documento. São eles: Os Vapt Vupt do Antônio Bezerra e da Messejana, além das Casas do Cidadão no Shopping Benfica e na Assembleia Legislativa do Estado. Já na Região Metropolitana e no interior, existem postos avançados de atendimento. Eles são localizados nos municípios de Aracati, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá.

Para solicitar a primeira ou segunda via da carteira de identidade, é necessário apresentar Certidão de Nascimento – para solteiros (original e xerox ou xerox autenticada). Já para as pessoas casadas, viúvas, divorciadas judicialmente ou divorciada, é preciso a apresentação da certidão de casamento original averbada e xerox ou xerox autenticada.

Se o atendimento for realizado nas Casas do Cidadão, é necessário levar duas fotos 3×4, mas se for nos postos de atendimento dos Vapt Vupt, não precisa levar, o serviço é digitalizado. Para a retirada da primeira via da carteira de identidade é garantida a gratuidade, já a partir da segunda via é necessário o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 47,33. O boleto para pagamento é possível ser retirado no link: http://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE/emitirRG

Também é garantida a isenção do pagamento da taxa da 2ª via aos reconhecidamente pobres, desde que inseridos no Cadastro Único do Fundo Nacional da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); desempregados, desde que estejam recebendo as parcelas do seguro desemprego; maiores de 60 anos e pessoas em situação de rua, por meio de declarações das assistências sociais do Estado ou Município; e ao cidadão vítima de roubo comprovado com boletim de ocorrência e após instauração de inquérito policial para apurar o fato.

Em Fortaleza os locais para atendimento são:

Vapt-Vupt Antônio Bezerra: R. Demétrio Menezes, 3750. Tel: (85) 3207-1500 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Vapt-Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408. Tel: (85) 3218.5200 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Casa do Cidadão – Shopping Benfica: Av. Carapinima, 2200. Tel: 3101.2250 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa: Av. Pontes Vieira, 2119, esq. R. Barbosa de Freitas (Hall de entrada do Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da AL). Tel: 3277.2782 ou 3277.2786 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Posto de Identificação Conjunto São Francisco: R. Ilha do Bote, 377. Tel: 3101.2729

Para saber os endereços de atendimento no interior, clique aqui.