CGE realiza reunião de Análise Crítica do Sistema de Gestão da Qualidade
18 de outubro de 2018 - 11:41 #CGGE #gestão de qualidade #Ouvidoria
O órgão é certificado na Norma ISO 9001:2015
Com o objetivo de avaliar as ações realizadas no âmbito de seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) durante o ano de 2018, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta quarta-feira (17), a reunião de Análise Crítica do SGQ com a Direção Superior. O encontro, realizado anualmente, além de avaliar as ações realizadas no SGQ e sua contínua adequação aos requisitos da NBR ISO 9001:2015 e ao direcionamento estratégico da organização, analisa também a política e os objetivos da Qualidade, bem como sua eficácia global.
Entre os temas abordados na reunião estão os resultados da Auditoria Interna 2018, a Pesquisa de Satisfação realizada junto aos órgãos e entidades estaduais e a realizada com servidores e colaboradores, o desempenho de processo e conformidade de produto, a situação das ações corretivas, o acompanhamento das ações da Análise Crítica 2017, as mudanças que podem afetar o SGQ, as recomendações para melhoria e a validação dos processos.
Segundo a assessora Chefe da Qualidade, Anastácia Santos, vale destacar alguns resultados positivos do SGQ durante 2018. “Neste ano a CGE obteve um aumento no índice de satisfação dos órgãos e entidades, bem como no de seus servidores e colaboradores. Isto sinaliza que o órgão está no processo de melhoria contínua de seus serviços, produtos e procedimentos”, afirmou.
“Neste sentido, podemos apontar ainda a elaboração do Mapa de Risco das áreas, contendo identificação, análise e avaliação dos riscos associados aos correspondentes processos, o que subsidiará a implantação da Gestão de Riscos na CGE; a atualização do Regimento Interno do Comitê da Qualidade; a diminuição de não conformidades apontadas pela Auditoria Interna, entre outros aspectos”, ressaltou.
Entre as recomendações para a melhoria do SGQ, estão a utilização de ferramenta tecnológica para registro e acompanhamento dos Formulários de Ação Corretiva e de Melhoria (FACs); a ampliação do foco das Auditorias Internas para verificação de regularidade, análise de riscos e controles internos; e a realização de campanha de divulgação do SGQ juntos aos servidores e colaboradores.
Auditoria Externa
A auditoria externa do Sistema de Gestão da Qualidade será realizada nos dias 06 a 08 de novembro, pela BSI Brasil. O objetivo da auditoria externa é verificar se o Sistema de Gestão da Qualidade permanece atendendo aos requisitos da certificação ISO 9001:2015, obtida em 2017.