Governo do Ceará garante custeio do Bilhete Único
17 de dezembro de 2018 - 19:15 #Assembleia Legislativa #bilhete único #casa do estudante #educação #transporte público
André Victor Rodrigues - Repórter
Foi aprovada nesta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa, a mensagem do Governo do Ceará que garante o custeio do Bilhete Único Metropolitano. A nova lei autoriza e mantém formalmente a destinação de recursos públicos do Estado para o setor privado na forma de subsídio tarifário dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Executivo.
O Bilhete Único Metropolitano foi criado em 2016, com o objetivo de beneficiar os usuários do transporte público coletivo com o custeio das tarifas na passagem de integração entre os sistemas de transporte público coletivo intermunicipal de passageiros metropolitano e urbano de Fortaleza. O serviço é aplicado na Região Metropolitana de Fortaleza e da Região Metropolitana do Cariri.
A política contempla, ao todo, 19 municípios (15 na RMF e quatro na RMC). Na Capital e região, as cidades com cobertura do Bilhete Único são Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. No Interior, o custeio tarifário é feito entre as cidades de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
Casa do Estudante
Os deputados estaduais também aprovaram, nesta segunda-feira, a mensagem enviada pelo governador Camilo Santana ao Legislativo que autoriza a transferência de recursos para a Casa do Estudante do Ceará.
A aprovação da lei tem o objetivo de apoiar a entidade, que cumpre o papel de acolher jovens do ensino médio e superior, na faixa etária de 17 a 29 anos. O texto do documento destaca que a Casa do Estudante se empenha em “contribuir para a melhoria das condições de vida de jovens oriundos do interior do Estado, favorecendo a elevação do nível de escolaridade e inserção no mercado de trabalho”.