Seplag inicia oficinas para definir base estratégica do PPA
11 de abril de 2019 - 15:14 #plano plurianual #Seplag #Sete Cearas
Ascom Seplag
A série de oficinas para construção da base estratégica do Plano Plurianual (PPA 2020-2023) acontece até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), reunindo representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Gestores e técnicos dos órgãos que têm interface direta ou indireta com cada um dos sete eixos que integram o documento Sete Cearas estarão reunidos para definir os indicadores e os resultados a serem alcançados para cada eixo até 2023.
A série de encontros foi aberta pelo secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, que salientou a importância da etapa. “É o momento de reflexão, quando precisamos pensar em avanços nas áreas mais importantes. E esse desenho da utilização dos recursos precisa estar muito bem sintonizado com as demandas da sociedade. É a hora de construir esse entendimento e pactuar as idéias no exercício de olhar para frente”, pontuou o secretário.
Flávio Ataliba lembrou ainda que o mais importante no processo o PPA é construir a peça do planejamento e executá-la com sucesso para entregar os resultados que a sociedade almeja. “As sociedades mais desenvolvidas gastam muito tempo planejando e pouquíssimo tempo executando porque quanto mais você planeja e arma uma boa estratégia para chegar aos objetivos, menores serão os riscos durante a execução”, reforçou o secretário.
O coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, informou que o objetivo das oficinas é começar a construir a base estratégica a partir dos objetivos específicos. “Vamos sair com algumas definições e encaminhamentos em relação a cada eixo”. Lembrou que o PPA é uma lei que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o prazo de quatro anos. “É construído em três dimensões: estratégica, tática e operacional. Hoje começaremos a construir a dimensão estratégica”, acrescentou.
Conforme o cronograma definido pela Seplag o primeiro dia de oficinas foi reservado para os eixos: Ceará Acolhedor e Ceará Pacífico. Nesta quinta-feira (11), Ceará de Oportunidades e Ceará do Conhecimento. Encerrando a série de encontros na sexta-feira (12), os participantes terão como foco o Ceará da Gestão Democrática para Resultados.