Conheça a agência que recebe as reclamações de serviços essenciais no Ceará

15 de abril de 2019 - 18:00 # # #

Ascom Casa Civil

Você sabe a quem procurar quando quer fazer alguma denúncia sobre as empresas de água, luz ou de ônibus intermunicipais? Você sabia que basta acessar um aplicativo ou falar pelo whastapp para relatar o seu caso? Essas e outras ferramentas da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) existem para facilitar o acesso e aproximar o cidadão da autarquia que regula e fiscaliza a prestação de alguns serviços essenciais à população do estado.

Na prática, o trabalho da agência é acompanhar desde a licença até a atuação da empresa que oferece serviços na área de saneamento básico, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); de distribuição de gás natural canalizado, a Companhia de Gás do Ceará (Cegás); de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, com uma série de empresas; e de energia, a Enel Distribuição, que tem regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e fiscalização da Arce. Recentemente, no começo de abril, a agência ainda foi autorizada pela Assembleia Legislativa, a fiscalizar também os projetos e contratos do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Governo do Ceará. A normatização aplicada pela agência inclui também as definições das tarifas que serão cobradas pelas prestadoras de serviço, algumas vezes servindo até como instrumento de controle social.

É que o pente fino da autarquia precisa garantir a segurança jurídica e a qualidade dessas concessões na interface com o usuário. Por isso, a Arce oferece canais acessíveis de contato, que simplificam a vida de quem precisa da interferência do ente para resolver problemas. A Ouvidoria foi eleita, por sete anos seguidos, entre as melhores entre os órgãos do Governo do Ceará e atende através do 0800 375 3838. Para quem acha mais fácil o trato no mundo digital, também pode ser atendido pelo whatsapp (85) 98439.2878. Tem ainda o site, o Instagram @arce_ceara e o Facebook @arcefanpage, onde o usuário pode buscar as legislações de cada área regulada e também registrar queixas. E a mais recente ponte entre a agência e o cidadão é o aplicativo ConectArce, disponível na APP Store e na Google Play.

 

Mas não é só por trás de uma tela de computador ou ao telefone que os agentes de regulação chegam ou estão disponíveis para o consumidor final. Eles reforçam o relacionamento presencial com a sociedade através de ações educativas e informativas, com distribuição de cartilhas, realização de palestras técnicas, pesquisas e audiências públicas. Em 21 anos de história, a Arce se faz presente nos 184 municípios do Ceará através de fiscalizações, normatizações, estudos técnicos, mediação de conflitos e relacionamento, além de ações que visam gerar maior transparência e uma boa aproximação com a sociedade, sempre em harmonia com o interesse coletivo.

Canais de Atendimento para quem deseja sugerir, criticar, questionar, reclamar ou elogiar

• Telefone gratuito – 0800 275 3838
• WhatsApp – (85) 984392878
• Internet – ww10.arce.ce.gov.br
• e-mail – ouvidor@arce.ce.gov.br

• Correspondência e Atendimento Pessoal – Av. General Afonso
Albuquerque Lima, S/N, Cambeba, Fortaleza/CE, CEP: 60.822-
325, Fone: (85) 3194.5606 (de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h,
sem interrupção para almoço)

• Terminal Rodoviário Eng.º João Thomé (8h às 12h – 13h às 17h):
Av. Borges de Melo, 1630, Fátima, Fortaleza-CE

• Vapt Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602, Messejana, Fortaleza-CE
• Vapt Vupt Antônio Bezerra: Rua Demétrio de Menezes, 3750,
Antônio Bezerra, Fortaleza-CE
• Vapt Vupt Sobral: Rua Coronel José Silvestre, 201, Centro, Sobral-CE
• Vapt Vupt Juazeiro do Norte: Rua Interventor Francisco Erivano
Cruz, 120, Centro, Juazeiro do Norte)

Redes Sociais

• Facebook (https://pt-br.facebook.com/arcefanpage)
• Twitter (https://twitter.com/ArceCeara)
• Instagram (https://www.instagram.com/arce_ceara)
• YouTube (http://youtube.com/arceinstitucional)