Participação da população nos seminários do ZEEC supera expectativa
31 de maio de 2019 - 14:50 #Aracati #Caucaia #regiões costeiras #ZEEC #zoneamento
Ascom Sema
Ocorridos nos dias 29 e 30 de maio, nos municípios de Caucaia e Aracati, respectivamente, encontros reuniram pessoas de todos os segmentos; Zoneamento das regiões costeiras do Estado vai integrar aspectos ambientais e socioeconômicos e deve gerar mudanças positivas
Com um público de 500 pessoas, os dois primeiros seminários sobre Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC) sinalizam o interesse da sociedade, em geral pelo tema. Ocorrido nos dias 29 e 30 de maio, nos municípios de Caucaia e Aracati, respectivamente, os encontros reuniram pessoas de todos os segmentos: secretários municipais, prefeitos, técnicos ambientais e da área econômica, proprietários de restaurante, barracas, pousadas e hotéis, empresários do ramo de turismo, ambientalistas e profissionais liberais.
“Neste primeiro momento nós tivemos um grande número de pessoas interessadas no ZEEC e a ideia é envolver a população para que em fevereiro do próximo ano o estudo que define o zoneamento dos 573 quilômetros de litoral esteja pronto”, afirma Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), órgão que coordena os trabalhos do Zoneamento Ecológico-Econômico e cujas ações vão abranger os 23 municípios litorâneos do Estado e ou próximos ao litoral, no decorrer do ano de 2019.
O objetivo do estudo é estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas, portanto participação social é essencial para o êxito na implementação do zoneamento e das futuras diretrizes. “Iniciamos o ZEEC ouvindo a população, mostrando o que é o Zoneamento, para assim construirmos um diagnóstico”, explica a engenheira e secretária de Planejamento da Sema, Maria Dias.
Segundo Dias, os trabalhos estão na fase “inicial” e indo muito bem, haja vista o interesse demonstrado pelo público nos dois primeiros encontros. “O momento é de mobilização”, disse. “A participação social é essencial para o planejamento e êxito na implementação do zoneamento e das futuras diretrizes”, completa Maria Dias. O estudo ao integrar aspectos ecológicos e socioeconômicos deve gerar mudanças positivas no cotidiano da população que habita e tira o seu sustento das zonas costeiras e entornos.
Estiveram presentes nos eventos, micro e pequenos empreendedores, secretários municipais de Meio Ambiente das duas regiões, além de representantes de entidades e associações não governamentais, da comunidade indígena, da academia, universitários, pesquisadores, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) e da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da Capitania dos Portos. Na próxima semana, os seminários continuam.
Confira programação:
Seminários ZEEC 2019
Jijoca de Jericoacoara
Data: 4 de junho de 2019
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara
Endereço: Avenida Jericoacoara, número 474, Centro, Jijoca de Jericoacora.
Itapipoca
Data: 05/06/2019
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório IFCE Campus Itapipoca
Endereço: Rua da Universidade, número 102, Bairro Madalena, Itapipoca, Ceará.