Cegás entrega Selo Verde para bares, hotéis e restaurantes filiados à Abrasel
26 de junho de 2019 - 15:25 #Abrasel #aterro sanitário de Caucaia #Festival Brasil Sabor #gás natural #resíduo sólido
Ascom Cegás
A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) entregou hoje em almoço no Espaço Cegás de Cultura, em sua sede, o Selo Verde Cegás para bares, restaurantes e hotéis filiados à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). A solenidade contou com a presença do presidente da Companhia, Hugo Figueirêdo, do diretor Administrativo e Financeiro Fabio Norcio, do presidente da Abrasel, Rodolfo Trindade, e de representantes de clientes e fornecedores, especialmente convidados para o evento.
O Selo Verde é uma ação que visa distinguir os clientes da Cegás como usuários de um tipo de energia mais limpa, inovadora e eficiente. A exemplo de outros selos de certificação, que agregam valor aos seus detentores, o Selo Verde é distribuído entre os clientes residenciais, veiculares, comerciais e industriais da Companhia, para que sejam exibidos para seus clientes, moradores, passageiros e funcionários.
Atualmente, cerca de 15% do gás natural distribuído pela Cegás é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no aterro sanitário de Caucaia, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza. Trata-se do GNR (Gás Natural Renovável), combustível produzido numa planta da unidade de captação e tratamento instalada no aterro.
Além da geração de energia, o GNR evita que mais de 610 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 800 mil litros de diesel do setor de transportes. Isso contribui para minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo positivamente para as futuras gerações.
Na rede de distribuição da Cegás, O GNR é misturado ao gás natural extraído no mesmo processo de produção do petróleo. O gás natural é considerado um combustível mais limpo e seguro, já que não apresenta restrições dos órgãos ambientais, melhora a qualidade do ar e dispensa equipamentos de controle de emissões. Além disso, o gás natural não emite cinzas e praticamente elimina a emissão de compostos de enxofre e dispensa a manipulação de produtos químicos perigosos. Por ser mais leve do que o ar, ele é mais seguro, já que não se acumular no ar.
Hugo Figueirêdo agradeceu a parceria com a Abrasel e ressaltou que o objetivo do Selo Verde é agregar mais valor às marcas do estabelecimentos clientes da empresa. Segundo ele, o selo permite associar à imagem dos seus detentores valores de proteção do meio ambiente e de incentivo de práticas de vida saudável.
O presidente da Abrasel parabenizou a Cegás pela criação do Selo e pela organização do evento. “Estamos encantados pela forma como fomos recebidos aqui na Cegás. Iniciamos uma parceria no Festival Brasil Sabor e temos certeza que esse encontro só trará bons resultados para todos os envolvidos. A Cegás está de parabéns por estar mais perto de seus clientes e por instituir um selo que só valoriza a marca de seus detentores.”, disse.