Seminário internacional discute gestão pedagógica e resultados da aprendizagem
20 de agosto de 2019 - 14:46 #análise de dados #gestão pedagógica #Instituto Unibanco #Jovem de Futuro #SEDUC
Julianna Sampaio - Ascom Seduc
Compartilhar conhecimento e experiências sobre o uso de análise de dados no aprimoramento da gestão pedagógica, a fim de melhorar os resultados da aprendizagem. Este é o objetivo do “Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem”, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto (quinta a sábado), das 8h às 17h, no Centro de Eventos do Ceará, pela Secretaria da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco.
A iniciativa integra a agenda de trabalho da parceria do Instituto Unibanco com a Seduc, que adotou, desde 2012, a estratégia do Jovem de Futuro na rede estadual do Ensino Médio. Trata-se de uma estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação, com foco na aprendizagem dos estudantes e sua permanência na escola.
O evento conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto de Ensino Insper. O público é composto por gestores, coordenadores escolares e técnicos das coordenadorias regionais.
A Secretaria de Educação fez chegar a estratégia de gestão para o avanço contínuo em 649 escolas de Ensino Médio do Ceará, impactando mais de 320 mil alunos. A gestão com foco na aprendizagem teve papel fundamental para que o Ceará fosse o 4º Estado brasileiro mais bem posicionado no IDEB, o principal indicador de educação do país.
“Os resultados dos últimos anos nos mostram que estamos no caminho certo para elevar, cada vez vez mais, a aprendizagem dos nossos jovens da rede estadual de ensino”, destaca a secretária da Educação, Eliana Estrela.
Para Ricardo Henriques, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, o trabalho contínuo de gestão da rede contribuiu expressivamente para os resultados. “O esforço contínuo e a visão de longo prazo deram consistência para o trabalho desenvolvido no Ceará, que hoje é um exemplo para o Brasil de que é sim possível ter uma educação pública de qualidade”, diz.
Programação do Seminário
O “Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem” marca o primeiro grande evento da parceria no ano e terá a presença de especialistas do Brasil, do Chile, de Portugal e dos Estados Unidos para três dias de discussões.
Na quinta-feira, o evento abre com a mesa “Gestão para o avanço contínuo e contexto educacional”, com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela, do secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional, Rogers Mendes, e do superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. Em seguida, o painel “Promoção da aprendizagem: estratégias e perspectivas” terá a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Santos, para tratar sobre a relação entre o desenvolvimento socioemocional e o desempenho acadêmico, e do pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), César Nunes, que discutirá a avaliação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
No período da tarde, o painel 2 abordará o tema “A importância da dimensão pedagógica da gestão – o valor da experiência”. Na ocasião, serão debatidas as experiências positivas de gestão na dimensão pedagógica com gestores do Ceará, Espírito Santo e Piauí.
Na sexta-feira, o ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato, ministrará palestra sobre os aspectos determinantes em mudanças educacionais. Em seguida, no painel 1, o professor da UFC, Jorge Lira, vai discutir sobre o Programa Cientista-Chefe em Educação Básica. Já o professor do Insper, Tadeu da Ponte, debaterá sobre o modelo de formação de professores no conhecimento pedagógico da matemática.
À tarde, a partir de 13h30, a pesquisadora da Universidade de Boston (EUA), Lynsey Gibbons, participará do painel 2, debatendo o desenvolvimento coletivo dos professores de matemática. No mesmo espaço, a pedagoga Paula Louzano discutirá como as escolas da Educação Básica podem colaborar e interagir com o Ensino Superior a serviço de uma formação de professores de excelência.
No Painel 3, a PhD em Educação, Carolina da Costa, debaterá sobre a aprendizagem das ciências com base nos componentes essenciais do pensamento científico. Já a professora da Universidade Católica Portuguesa Joana Rato, especialista em Psicologia Cognitiva, tratará sobre as evidências científicas para o ensino de matemática e ciências.
Na manhã de sábado, o seminário será dedicado aos professores de matemática. Às 9h10, os professores Jorge Lira e Tadeu da Ponte realizarão palestra com o tema “O perfil profissional do professor de Matemática: competências, habilidades, formação e avaliação do conhecimento pedagógico do conteúdo”. Em seguida, serão discutidos em grupos de trabalho os resultados da avaliação do conhecimento pedagógico da matemática.