IDT tem novo serviço que auxilia na entrega de Carteira de Trabalho
26 de agosto de 2019 - 15:23 #Sine-IDT #trabalhador #trabalhadores
Ascom IDT
Documento que identifica o profissional e um dos únicos capazes de reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) tem se acumulado nas Unidades do Sine/IDT. No total, são 10.327 CTPS à espera dos seus proprietários. Nesse sentido, para auxiliar os trabalhadores que buscam seu documento, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) disponibiliza, em seu site, um novo serviço de localização.
Por meio do sistema, aqueles que solicitaram seu documento podem entrar no site, digitar o número do seu CPF e encontrar o local onde está a carteira. “Nossa preocupação é que muitas CTPS estão em nossas Unidades e ainda não foram recebidas pelos seus proprietários e uma nova carteira não pode ser emitida sem que a anterior seja recebida,” analisa o coordenador do Seguro-Desemprego do IDT, Neto Oliveira.
Destaca-se que uma segunda via da CTPS só pode ser emitida em casos de perda, furto, roubo ou extravio de CTPS e o fato deve ser informado à autoridade competente que emitirá um Boletim de Ocorrência (BO).
Para solicitar uma primeira via da carteira, o trabalhador pode buscar qualquer uma das Unidades do SINE/IDT, levando a seguinte documentação original:
• Documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado; data, município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão; (OBS: não é aceita a carteira habilitação – CNH para substituir o RG )
• Cadastro de Pessoa Física (CPF)
• Comprovante de residência com CEP
• Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Certidão de Casamento (se casado) – com averbação, se separado, divorciado ou viúvo
Mais informações estão disponíveis no site do IDT.