CGE capacita servidores públicos do município de Aracati
4 de setembro de 2019 - 16:55 #Aracati #capacitação #Faculdade do Vale do Jaguaribe
Ascom CGE
A capacitação, solicitada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Aracati (COGEM), foi realizada na sede da Faculdade do Vale do Jaguaribe
Buscando promover as atividades que movem o controle social na gestão pública, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), promoveu, nesta segunda (02) e terça-feira (03), um Curso Básico de Ouvidoria para os servidores públicos municipais e estaduais que atuam em Aracati. A capacitação, solicitada pela própria Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (COGEM), foi realizada na sede da Faculdade do Vale do Jaguaribe e contou em sua abertura com a presença do secretário da CGE, Aloísio Carvalho, e do controlador do Município, Rodrigo Chacon.
“A ideia de trazer o curso Básico de Ouvidoria ao município de Aracati surgiu de uma demanda da própria COGEM, que queria capacitar ser servidores no que tange as atividades de Ouvidoria e o atendimento ao público. Assim, como órgão responsável por gerenciar os canais de controle social do Estado e por fomentar no cidadão o interesse na participação da gestão pública, a CGE entrou em contato com a EGP e juntos conseguimos formular esta capacitação voltada para um público com perfis múltiplos”, destacou o secretário da CGE.
O controlador de Aracati, Rodrigo Chacon, fez questão de explicar a importância de preparar os servidores públicos para o atendimento diário com a população. “O cidadão, que é verdadeiramente o financiador de todo o poder público, tem o direito de ser bem tratado e atendido, além de ter suas demandas respondidas em tempo hábil. Logo, capacitar as pessoas que lidam diretamente com o público, especialmente no “ouvir”, é condição primordial à garantia que o poder público cumprirá suas obrigações”.
O curso Básico de Ouvidoria, ministrado pelo articulador de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, abordou temas como a Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público, a Lei de Desburocratização e Simplificação e os próprios canais de controle social do Estado.