Novo superintendente da Polícia Federal no Ceará conhece Porto do Pecém
5 de setembro de 2019 - 16:08 #operações portuárias #Porto do Pecém #segurança
Celso Tomaz - Ascom CIPP
A comitiva da Polícia Federal conheceu todo o completo e em especial o Scanner do Porto do Pecém, utilizado em 100% dos contêineres importados e exportados
O novo superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, Delegado Dennis Cali, visitou nessa quinta-feira (05) as instalações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Dennis Cali tem vasta experiência na Polícia Federal, já foi chefe da Divisão Antiterrorismo e coordenador-geral de Inteligência.
Acompanhado do presidente do CIPP, Danilo Serpa, o superintendente da Polícia Federal visitou o pátio de armazenagem de contêineres; os píeres; o terminal de múltiplas utilidades (TMUT); o Centro de Controle Operacional (CCO); além do Scanner do Porto do Pecém, utilizado em 100% dos contêineres importados e exportados sob exclusivo monitoramento da Receita Federal do Brasil. A operação de escaneamento permite a inspeção de até 60 contêineres por hora.
Após a visita, a comitiva da Polícia Federal assistiu a uma apresentação institucional do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
“O objetivo da nossa visita é colaborar com o Porto pra que se mantenha a seguridade e todas as certificações. Nesse primeiro momento e nessa reunião percebemos que o Porto do Pecém realmente tem uma preocupação muito grande voltada para a segurança portuária e está cumprindo todos os requisitos estipulados”, disse Dennis Calli.
Na reunião com a diretoria do CIPP foi discutida também a implantação de ações conjuntas para uma agenda permanente de trabalho entre Porto do Pecém e Polícia Federal, através da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos-CE).
“Foi uma visita muito produtiva, pudemos estreitar a relação com a Polícia Federal que é uma instituição modelo em nosso país, uma parceira do Porto do Pecém, pois atua aqui desde o início das nossas operações. Vamos implantar uma agenda com uma série de normas e procedimentos que vão resultar em ações que visem melhorar a nossa segurança”, diz Danilo Serpa.
Na comitiva da Polícia Federal também estiveram presentes o delegado Regional Executivo da PF-CE, Murilo Gimenes; o coordenador da Cesportos- CE (Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), Aldair da Rocha; o chefe do Nepom-CE (Núcleo Especial de Polícia Marítima), Francisco Antônio Cardoso; o chefe do GPI/CE (Grupo de Pronta Intervenção), Alexandre Mesquita; e do agente de Polícia Federal, Fabrício Cinto.
Ouça
Para o presidente do CIPP, Danilo Serpa, a ação vai estreitar as relações com a Polícia Federal e desenvolver ações para melhorar procedimentos de segurança do Porto do Pecém.
Para o superintendente da Polícia Federal do Ceará, Dennis Cali, o objetivo é aperfeiçoar a integração de ações para garantir a segurança do Porto do Pecém.