Governo do Ceará, prefeituras de Sobral e Fortaleza reforçam parceria com o Instituto Ayrton Senna
20 de setembro de 2019 - 08:31 #competências socioemocionais #formação dos jovens #Instituto Ayrton Senna #parceria
Giuliano Vandson - Porta-voz da Vice-governadora - Texto
Tiago Stille - Fotos
Com o intuito de promover um balanço das ações realizadas em 2019 e organizar as estratégias e processos de atuação para 2020, o Governo do Ceará, através da Vice-Governadoria e da Secretaria da Educação, e as prefeituras de Fortaleza e Sobral, através de suas secretarias municipais de Educação, participaram da reunião estratégica de alinhamento com o Comitê Gestor de Educação do Instituto Ayrton Senna. Estiveram presentes no encontro a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima Vasconcelos, a secretária de educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, além de técnicos das instituições.
À frente da reunião, a vice-governadora Izolda Cela destacou a parceria e o engajamento do Instituto Airton Senna com a educação do Ceará. “Essa parceria com o instituo Ayrton Senna faz parte do processo de implantação das competências socioemocionais no currículo das escolas. No Estado, vamos implementar nas escolas de ensino médio, e em Sobral e Fortaleza, no ensino fundamental”, explica.
Izolda Cela também ressaltou a importância das competências socioemocionais na formação dos jovens. “Considero muito importante, pois as evidências mais avançadas no mundo mostram que quando os jovens têm uma boa formação das competências socioemocionais, eles terão uma repercussão positivas em outras áreas, como por exemplo na escola, no desempenho acadêmico, na boa convivência com a comunidade, etc. Com isso, plantamos sementes muito importantes para a melhoria da sociedade”, reforça a vice-governadora.
Com um histórico de parcerias com municípios do Ceará e mais recentemente com a Secretaria da Educação, a diretora do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Filgueiras, explica como funciona o projeto. “É um desenho integrado de um desenvolvimento de competências socioemocinais que vai desde o fundamental I até o 3º ano do ensino médio, pensando o aluno como um ser humano completo. O aluno não é só sua nota, mas o conjunto de todas as competências que ele pode desenvolver nessa época tão importante de aprendizado que é a infância e a juventude”, destacou.
Segundo Tatiana Filgueiras, hoje o Ceará está sendo pioneiro ao desenvolver um trabalho articulado entre dois os dois municípios (Fortaleza e Sobral) para pensar toda a trajetória de desenvolvimento dos alunos.
Ouça
A vice-governadora Izolda Cela destacou a parceria e o engajamento do Instituto Airton Senna com a educação do Ceará.
A vice-governadora Izolda Cela destacou que o próximo passo do Governo do Ceará e dos parceiros é preparar os professores e gestores para aplicar as competências socioemocionais.
Com um histórico de parcerias com municípios do Ceará e mais recentemente com a Secretaria da Educação, a diretora do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Filgueiras, explica como funciona o projeto.