Porto Iracema das Artes abre inscrições para oficina de escrita ensaística com escritor Joca Reiners Terron

9 de janeiro de 2020 - 10:44 # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

Com tema “Viagem ao redor do meu banheiro”, a quarta edição do projeto Fábulas de Janeiro convida todos aqueles que gostam de ler e escrever a criar a partir

Parte de uma série de programas formativos do Porto Iracema das Artes com foco nas narrativas em diversas linguagens – literatura, cinema, teatro – e nas possibilidades de cruzamento entre elas, a Escola realiza de 20 a 24 de janeiro a oficina de escrita ensaística “Viagem ao redor do meu banheiro”, com o escritor Joca Reiners Terron, na quarta edição do projeto Fábulas de Janeiro. A formação, gratuita, ocorrerá de 18h30 às 21h30.

Serão ofertadas 25 vagas e as inscrições podem ser feitas entre os dias 9 a 15 de janeiro de 2020 pelo site da Escola. Com carga horária de 15 horas/aula, a oficina é voltada para todos aqueles que gostam de ler, escrever e tenham mais de 16 anos de idade. A divulgação dos selecionados será feita no dia 17 de janeiro.

O projeto Fábulas de Janeiro iniciou em 2016 e trabalhou diferentes temas a cada edição. Em 2017, o mote da oficina foi “Literatura Liberdade” e, no ano passado, “O infraordinário”. Este ano, o escritor Joca Terron propõe um exercício de escrita instigado pelo tempo de caos climático do planeta, que “parece estar prestes a se soltar de seu eixo”, e vai em busca de uma ordem, um refúgio interior, que pode estar no espaço mais íntimo do leitor.

Poeta e romancista, Terron é um dos nomes de maior destaque da literatura contemporânea brasileira. Recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, em 2010, por “Noite dentro da noite” (Companhia das Letras) e publicou sua obra mais recente no ano passado, o livro “A morte e o meteoro” (Todavia).

Confira, abaixo, a ementa da oficina

Fábulas de Janeiro IV: Viagem ao redor de meu banheiro – oficina de escrita ensaística com Joca Reiners Terron

O mundo está cada vez mais quente. Notícias de todas as partes relatam tragédias. O aquecimento global derrete calotas polares, elevando o nível dos oceanos. Tsunamis rondam nossas imaginações. A velocidade das coisas nunca pareceu tão vertiginosa. O planeta parece estar prestes a se soltar de seu eixo, transformando-se em uma nave sem rumo pelo universo.

Diante desse cenário de catástrofe, a intimidade e o silêncio ganham novos sentidos. O espaço interior nunca foi tão necessário, um abrigo da febre das ruas. Livros, discos e filmes se tornaram escudos contra a realidade, lugares onde podemos nos esconder de nós mesmos. De nossa insânia.

Assim, o banheiro é o refúgio ideal do leitor, o espaço de exploração da secreta possibilidade existente no minúsculo. De interrogar o habitual, no dizer de Georges Perec, “o que ocorre cada dia e volta cada dia”. O trivial, o ordinário, o infraordinário. Para dele retirar o assombro que havia deixado de nos surpreender, a própria matéria dos dias: a nossa vida.

Sobre Joca Reiners Terron

Joca Reiners Terron é escritor (Cuiabá, 1968). Publicou livros de poemas e narrativas, além dos romances “Não Há Nada Lá”, “A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves”, “Do fundo do poço se vê a lua” e “Noite dentro da noite”, todos pela Companhia das Letras. Por este último, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, em 2010. Traduziu obras de Enrique Vila-Matas, Richard Brautigan, Mario Levrero e Roberto Bolaño. Seu último livro é o romance “A morte e o meteoro” (Todavia, 2019), Colabora na Folha de S.Paulo desde 2004 e leciona na Pós Graduação em Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Fábulas de Janeiro IV: “Viagem ao redor de meu banheiro” – Oficina de Escrita Ensaística com Joca Reiners Terron
Data: 20 a 24 de janeiro, de 18h30 às 21h30
Local: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições: 9 a 15 de janeiro de 2020. Formulário disponível no site da Escola
25 vagas
Pré-requisitos: gostar de ler, escrever e ter a partir de 16 anos.
Gratuito