Inovação tecnológica agiliza o atendimento na Semace

27 de janeiro de 2020 - 13:51 # # # #

Alberto Perdigão - Ascom Semace Texto e Foto

Encontro de balanço anual na Semace

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) cumpriu a meta de facilitar e apressar o atendimento ao público em 2019. A avaliação foi feita, nesta segunda-feira (27), durante o encontro de balanço anual que reuniu diretores e gerentes da autarquia. De acordo com os números apresentados, o avanço repercutiu positivamente nos pedidos de licenciamento ambiental. A área de monitoramento das licenças também foi beneficiada com a redução dos tempos-resposta.

A melhoria no atendimento foi possível graças ao investimento em programas e equipamentos de tecnologia da informação. O esforço foi iniciado em 2018, quando começou a funcionar o processo de licenciamento ambiental eletrônico. O resultado interno é que o mesmo número de técnicos passou a realizar um número maior de análises de processos. A comunicação entre a Semace e o interessado ficou mais ágil, com a tramitação on-line de pareceres, documentos e estudos.

O resultado externo é que os empreendedores gastam menos tempo e dinheiro para fazer a solicitação. Outra vantagem é que os interessados recebem o resultado com maior previsibilidade e segurança jurídica, podendo tomar decisões que reduzem os custos do empreendimento e tornam o negócio mais competitivo no país ou internacionalmente. E, finalmente, gastam menos papel e emitem menos carbono, colaborando com o desenvolvimento sustentável do estado.

Tecnologia da informação

“A gente focou bastante nas melhorias do sistema de atendimento ao público e isso levou a uma redução de gargalos na gestão de processos bem significativa”, afirmou o diretor de Tecnologia da Semace, Tiago Bessa. “A gente saiu de 300 dias, em média, para a análise de processos de licenciamento, para 70 dias”, avaliou. “Ainda em 2020, teremos um sistema mais robusto e acessível, para reduzir o tempo ao mínimo e necessário para uma análise técnica”, adiantou.

Licenciamento

“Com relação ao monitoramento, foram protocolados 2.757 processos, no ano, e foram atendidos 2.430, o que nos garante um rendimento de 88% e dá uma excelente resposta para a sociedade”, contabilizou o diretor de Controle e Proteção Ambiental, Lincoln Davi. “No licenciamento, foram protocolados 3.475 processos e foram resolvidos 2.820, o que dá um rendimento de 81% de resolutibilidade”, completou o diretor.

Fiscalização

Na fiscalização, 2.755 demandas foram apresentadas, entre denúncias da sociedade e solicitações do Ministério Público. A proporção de atendimentos concluídos foi de 70%. As denúncias podem ser apresentadas pelo telefone 0800.2752233. O denunciante também pode usar o aplicativo da Semace para plataformas Android. O App está disponível para baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos da internet ou por meio do QR Code que pode ser acessado pelo site da Semace.