Prevenção de acidentes de trabalho é debatida no Complexo do Pecém
27 de janeiro de 2020 - 16:33 #complexo do pecém #planejamento #Segurança do Trabalho #SIPAT 2020 #treinamento
Celso Tomaz e David Oliveira - Ascom Complexo do Pecém Texto e Foto
Durante a última semana de janeiro serão realizadas atividades envolvendo profissionais do porto e das operadoras portuárias
Uma semana inteira de atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho. Assim serão os últimos dias do mês de janeiro para os profissionais do Complexo do Pecém. Nessa segunda-feira (27) teve início a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que nesse ano tem como tema “Jogue Limpo com o meio ambiente, trabalhe com segurança”. A palestra de abertura abordou a temática do alcoolismo e os perigos do consumo de álcool em excesso e contou com a participação de mais de 100 colaboradores.
O objetivo da SIPAT 2020 é desenvolver ações para o fortalecimento da segurança no ambiente de trabalho. tornar o Complexo do Pecém cada vez mais seguro para todos os seus profissionais. Anualmente são realizados treinamentos e simulados envolvendo diferentes cenários de emergências. Os eventos, realizados juntamente com as prestadoras de serviços, procuram descrever o passo a passo das ações para as equipes de emergência.
Somente em 2019 foram realizados cinco treinamentos práticos com caminhão-tanque de combate a incêndio; cinco treinamentos de reciclagem voltados a brigadistas; seis simulados de combate a emergências (primeiros socorros, queda no mar, vazamento de produtos perigosos em terra e no mar e evacuação de área).
De acordo com Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém, o compromisso do porto com a segurança é diário. “Cuidar do trabalhador portuário e do meio ambiente em uma situação de emergência é nossa prioridade, por isso a importância e o incentivo para desenvolver ações que visem a segurança de todos”, falou.
O plano de emergência do terminal portuário contempla diferentes situações. Além dos treinamentos realizados constantemente, estão a disposição infraestrutura e equipamentos adequados as simulações. Ieda Passos – Gerente de Segurança e Meio Ambiente do Complexo do Pecém, explica que “cada ação exige um cuidado diferenciado, de acordo com o risco apresentado em cada emergência, por isso a necessidade de realizar um treinamento específico. Graças ao trabalho que vem sendo realizado, estamos preparados para lidar com emergências de diversas naturezas”, ressaltou.
Para Itamar Araújo, Engenheiro de Segurança do Trabalho no Complexo e responsável pelos treinamentos com a brigada de incêndio, “a realização de reuniões, treinamentos e simulados práticos de emergência, periódicos e estratégicos, tem sido muito importante para a manutenção das boas práticas de prevenção e combate a incêndios pela nossa brigada, além da aquisição de duas viaturas (caminhões-tanque) de oito mil litros”, afirmou.
No decorrer da semana, os colaboradores do Complexo do Pecém poderão participar de diversas outras atividades voltadas para a saúde, qualidade de vida e segurança do profissional, como bioimpedância, vacinação, palestras sobre segurança no trabalho, entre outras.