SSPDS realiza palestra sobre Saúde Mental e Trabalho na Segurança Pública
30 de janeiro de 2020 - 10:39 #Assessoria de Assistência Biopsicossocial #Hospital Saúde Mental de Messejana #Saúde Mental e Trabalho #SSPDS
Ascom da SSPDS
Cícero Oliveira - Fotos
A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) realizou, nesta quarta-feira (29), a palestra de “Saúde Mental e Trabalho na Segurança Pública”. A apresentação foi feita pelo médico Davi Queiroz de Carvalho Rocha, diretor técnico do Hospital Saúde Mental de Messejana. O momento é parte de uma série de iniciativas da Abips em alusão ao “Janeiro Branco”, campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito delas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.
“É janeiro, ou seja, o começo do ano e temos o branco que tem a ver com a questão da paz e com o cuidado, toda uma questão associada com a saúde. Saúde no sentido de evitar o adoecimento, completo bem-estar físico, psicossocial, mas além de tudo, não só falando da ausência de doença”, explicou Rebeca Rangel, psicóloga e coordenadora da Abips, que abriu o evento. Após a abertura, o encontro contou com um momento de reflexão e meditação, realizado pela estagiária de psicologia Eloísa Ozelame Fuchs, que integra a equipe da Abips e tem formação em constelação familiar. A palestra teve início na sequência e teve como foco a saúde mental de forma geral, onde o palestrante Davi Queiroz salientou como o autoconhecimento é importante no auxílio não só de tratamento, mas da prevenção de problemas psicológicos em diversas situações.
O médico ressaltou a importância do trabalho realizado pela Assessoria Biopsicossocial da SSPDS em voltar a atenção para a saúde do seu quadro de profissionais. “A Secretaria está de parabéns, porque é uma maneira de olhar para seus colaboradores, de se preocupar, sim, com a qualidade do serviço prestado, como com a qualidade de vida dessas pessoas. São pessoas que têm seus sofrimentos particulares e que precisam ter um espaço para serem ouvidas”, disse. “Acho que é uma maneira até de valorizar o serviço e melhorar tudo o que é oferecido à população”, completou.
“Esse é um momento bastante relevante para o tema da saúde mental. Precisamos discutir a os nossos sentimentos, que são pontos importantes que devem ser falados e não velados. Não extravasar esses sentimentos pode gerar adoecimento. Aqui é mostrada a preocupação com a saúde deste trabalhador, principalmente com a saúde mental”, disse a enfermeira Ângela Uchôa, técnica da Célula de Vigilância de Saúde do Trabalhador (Cevit) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
Participaram do evento, além da equipe da Abips, representantes da Coordenadoria de Administração e Finanças (Coafi) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS; do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-CE); da Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Ceará (PMCE); da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); e da Célula de Vigilância de Saúde do Trabalhador (Cevit) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Sobre o palestrante
Davi Queiroz de Carvalho Rocha é psiquiatra formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e diretor técnico do Hospital Saúde Mental de Messejana. O médico faz parte da diretoria da Sociedade Cearense de Psiquiatria (Socep) e é psicanalista pela Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFor).