Secult lança o Mapeamento das Quadrilhas Juninas do Ceará

17 de fevereiro de 2020 - 13:54 # # # #

Ascom Secult Texto e Arte

Inserido nas Políticas de Patrimônio Cultural e Memória, o Festejo Ceará Junino é reconhecido como manifestações populares do Ciclo Junino. Estão entre os objetivos, o de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das Políticas de Patrimônio Imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura junina cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares dos festejos juninos; e fortalecer as manifestações do ciclo junino no circuito cultural e turístico do Ceará, previsto no Plano Estadual de Cultura, instituído pela Lei estadual Nº 16.026, de 1º de junho de 2016.

Dessa forma, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lança o Mapeamento das Quadrilhas Juninas do Ceará, com o objetivo de realizar o levantamento da quantidade e localização das quadrilhas juninas que o Ceará possui, para fins de reconhecimento e fortalecimento dessa tão significativa manifestação da cultura cearense. O Mapeamento acontecerá de 17 de fevereiro a 31 de maio de 2020, para participar você clica aqui no formulário.

É importante destacar o novo Quadro de Regionalização do Estado do Ceará, conforme Lei Complementar 154, de 20 de outubro de 2015, que altera a configuração dos municípios por região do Estado está disponível clicando aqui. Clique e verifique em qual região se encontra o seu município.

Esta é uma ação inédita da Secretaria da Cultura e foi apresentada durante a Leitura Pública do edital Ceará Junino 2020, que também disponibiliza um e-mail e fone de Tira-Dúvidas: quadrilhajunina@secult.ce.gov.br | Tel: (85) 3101- 6770.