Uece completa 45 anos contribuindo para o desenvolvimento do Ceará
4 de março de 2020 - 15:49 #desenvolvimento socioeconômico #formação #pesquisa #universitários
Adriana Rodrigues - Ascom Uece Texto
Davi Pinheiro, Sara Melo e Marcos Studart Fotos
Na celebração de aniversário, a instituição oferecerá no próximo dia 10 programação especial aberta ao público
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) chega aos seus 45 anos de fundação nesta quinta-feira (5). São mais de quatro décadas formando pessoas, como trabalhadores competentes e cidadãos críticos, capazes de contribuir com o crescimento do Ceará. São, aproximadamente, 70 mil formados na graduação (licenciaturas e bacharelados) e 5.838 mil na pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), além da pós-graduação lato sensu (especializações e residências).
Para o reitor Jackson Sampaio, é uma data a ser comemorada por tudo o que já foi realizado e também pelo que está por vir. “Enquanto festeja as conquistas do vivido, prepara-se para crescer academicamente e ajudar o Ceará a crescer intelectual, política, social e economicamente, pois há um novo caminho aberto, que é o de prospectar a oferta das formações que o desenvolvimento socioeconômico do estado exigir quanto a pesquisa básica e aplicada, extensão social e inovação tecnológica”.
Programação especial
Para celebrar seu aniversário, a instituição oferecerá, no dia 10 de março, em seu campus sede, uma programação especial aberta ao público. Será um momento que proporcionará à comunidade conhecer e/ou relembrar essa história, que é também a história de milhares de cearenses que fizeram ou fazem parte da Uece.
Pela manhã, o encontro dos ex-reitores da instituição marcará o início das celebrações. Eles participarão de uma mesa-redonda no auditório Paulo Petrola. Antes, o público conhecerá o grupo formado por alunos do curso de Música, o Quarteto Rúbio.
Ainda pela manhã, haverá o lançamento da exposição, no hall da reitoria, “Linha do Tempo – 45 anos Uece”, que trará grandes realizações da universidade divididas por Reitorados, como a criação das unidades no interior do estado, programas de mestrado e doutorado, Restaurante Universitário (RU), Hospital Veterinário, e ntre outros.
Ao meio-dia nova apresentação musical, com o projeto Cardápio Cultural, no palco do RU Itaperi. Para relaxar, após o almoço, haverá duas sessões de filme no Bibliocine da Biblioteca Central.
E no início da noite, a banda Sinfônica da Uece, sob a regência do professor Márcio Landi, se apresentará no Auditório Central. Serão 30 minutos intensos de música clássica, jazz e frevo.
Na ocasião, haverá também um grande sorteio de aniversário que a Universidade realizará. Em seus 45 anos, a Uece sorteia 45 livros da EdUECE (para 45 ganhadores), 45 tickets do RU (para um só sortudo) e uma bolsa para o cursinho extensivo do UeceVest. O sorteio da bolsa ocorrerá pelo Instagram @ueceoficial, os livros e os tickets serão sorteados no Auditório Central, logo após o concerto.
Veja programação completa:
9h – Solenidade de comemoração dos 45 Anos da Uece
Local: Auditório Paulo Petrola
11h – Lançamento da Exposição “Linha do Tempo – 45 Anos Uece”
Local: Hall do Prédio da Reitoria
12h – Almoço Comemorativo – Projeto Cardápio Cultural
Local: Restaurante Universitário – R.U.
13h e 15 h – Exibição de filme
Local: Sala da Bibliocine (Biblioteca Central)
18h – Banda Sinfônica da Uece, regência: Márcio Spartaco Nigri Landi
Local: Auditório Central
Saiba mais sobre a Uece
Com a missão de produzir e disseminar conhecimentos e formar profissionais para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da região, a história da Universidade Estadual do Ceará (Uece) começa com a Lei nº 9.753 de 18 de outubro de 1973, que autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Educacional do Estado do Ceará (Funeduce), cuja primeira presidente foi a professora Antonieta Cals de Oliveira.
Com a resolução número 2, de 05 de março de 1975, do Conselho Diretor, referendada pelo Decreto nº 11.233, de 10 de março do mesmo ano, foi criada a Universidade Estadual do Ceará, que teve incorporada ao seu patrimônio as Unidades de Ensino Superior existentes na época: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte, além da Televisão Educativa Canal 5.
Ao firmar-se como Universidade, transformou aquelas Escolas em seus primeiros Cursos de Graduação aos quais outros foram somados. Seu primeiro reitor foi o professor Antônio Martins Filho, e, graças ao seu empenho e dedicação junto às autoridades federais, obteve-se o reconhecimento da Universidade Estadual do Ceará, que, incontestavelmente, abriu novas possibilidades de desenvolvimento para o Estado e para a Região.
A Uece teve sua instalação concretizada somente em 1977. Nesse período de dois anos direcionou seu âmbito de abrangência àquelas profissões mais necessárias ao desenvolvimento do Ceará, na época:
• Ciências da Saúde – Enfermagem e Nutrição;
• Ciências Tecnológicas – Matemática, Física, Química, Ciências Pura, Geografia e Ciências da Computação;
• Ciências Sociais – Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Pedagogia;
• Ciências Humanas – Letras, Filosofia, História, Música, Instrumento-Piano e Estudos Sociais; e
• Ciências Agrárias – Medicina Veterinária.
No dia 13 de maio de 1977, por meio de lista sêxtupla, foram nomeados pelo então governador Adauto Bezerra, o professor Danísio Dalton da Rocha Corrêa como reitor e o professor João Nazareth Cardoso como vice-reitor.
Em 1981, o professor Danísio Dalton da Rocha Corrêa assumiu a Secretaria de Educação do Estado e o professor padre Luiz Moreira assumiu como reitor protempore, sendo logo depois nomeado reitor da Uece, por ato do então governador Virgílio Távora.
Por necessidade de adequação às novas exigências administrativas que se evidenciaram nos três primeiros anos de funcionamento, a Funeduce foi transformada em Fundação Universidade Estadual do Ceará, a Funece, por força da Lei nº 10.262, de 18 de maio de 1979 e do Decreto nº 13.252 de 23 de maio do mesmo ano.
Criada com o objetivo de atender às necessidades do desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Ceará, a Uece passou a atuar em outros municípios do estado, estruturando-se, a partir daí, em rede multicampi com Faculdades nos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Ipu, Ubajara, Redenção e Cedro.
Por meio de lista sêxtupla, foram nomeados, em 13 de abril de 1984, pelo então governador Gonzaga Mota, os professores Cláudio Régis de Lima Quixadá e Perípedes Franklin Maia Chaves, para as funções de reitor e vice-reitor, respectivamente.
A quinta gestão teve como reitor o professor Perípedes Maia Chaves e como vice-reitor o professor Luiz Tavares Júnior, nomeados pelo governador Tasso Jereissati, em 14 de abril de 1988.
Ato do governador Ciro Ferreira Gomes, de 12 de maio de 1992, nomeou para a sexta gestão administrativa da Uece os professores Paulo de Melo Jorge Filho e Hélio Bonfim de Macêdo, respectivamente reitor e vice-reitor.
Para a sétima gestão administrativa da Uece foram nomeados, em 24 de maio de 1996, o professor Manassés Claudino Fonteles como reitor, e o professor Francisco de Assis Moura Araripe, que assumiu a Vice-Reitoria em 10 de junho de 1996, nomeados pelo governador Tasso Jereissati.
Em 22 de maio de 2000, os professores Manassés Claudino Fonteles e Francisco de Assis Moura Araripe assumiram o segundo reitorado. Em 06 de outubro de 2003 o professor Manassés Claudino Fonteles afastou-se e assumiu como reitor o professor Francisco de Assis Moura Araripe, terminando o mandato em 22 de maio de 2004.
Os professores Jáder Onofre de Morais e João Nogueira Mota assumiram os cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente, para o período de 2004 a 2008.
No período de 2008 a 2012, os professores Francisco de Assis Moura Araripe e Antônio de Oliveira Gomes Neto assumiram os cargos de reitor e vice-reitor, nomeados pelo governador Cid Gomes.
Os professores José Jackson Coelho Sampaio e Hidelbrando dos Santos Soares, respectivamente reitor e vice-reitor, assumiram em 23 de maio de 2012 até 22 de maio de 2016, nomeados por ato do governador Cid Ferreira Gomes, sendo novamente eleitos em 2016 para gestão da Uece até maio de 2020.
A Universidade Estadual do Ceará atualmente é uma Instituição de Ensino Superior constituída em forma de Fundação com personalidade Jurídica de Direito Público, criada pelo Decreto nº 11.233 de 10 de março de 1975.
Constituída por uma rede multicampi, que privilegia os cursos voltados para a formação de professores, a Uece vem acumulando experiências e transformando o seu perfil curricular em razão da melhoria da formação profissional de seus alunos e consequentemente da elevação da qualidade de vida da sociedade cearense.
O Ensino tem se constituído atividade por excelência da Uece, desde sua origem, principalmente o de graduação, com a preocupação pela sua qualidade, objetivando a formação de profissionais competentes para atender às mais diversificadas demandas sociais e profissionais do Estado e da Região.
Mas, hoje, a Uece verticaliza sua capacidade formativa, do ensino técnico de nível médio ao pós-doutorado, expande sua abrangência por 13 campi presenciais em dez cidades e 28 pólos de Educação a Distância, atende a 28 mil alunos e faz ensino técnico de nível médio, ensino de bacharelado, ensino de licenciatura, ensino de especialização e residência, ensino de mestrado e doutorado, pesquisa básica, pesquisa aplicada, extensão social e extensão tecnológica.
Ouça:
Para o reitor Jackson Sampaio, é uma data a ser comemorada, pela missão que a instituição desempenha e por tudo o que já foi realizado em prol do desenvolvimento do Ceará.
O reitor destaca a importância da universidade em números, na expansão do conhecimento e no pioneirismo, dentro do cenário estadual.