Colégio dos Bombeiros implementa plataforma virtual de ensino por meio do Google Sala de Aula
30 de março de 2020 - 17:33 #alunos #aplicativo #CMCB #sala de aula virtual
Ascom SSPDS
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) implementa mais uma ferramenta para ajudar os alunos nos estudos durante a quarentena: o Google Sala de Aula (Classroom). O aplicativo, disponível para celulares com sistema Android e iOS, criado em 2014, é uma espécie de sala de aula virtual do Google. Por meio dele, professores podem organizar e compartilhar conteúdo a distância. Além de permitir anexar atividades e materiais em formato PDF, o Google Sala de Aula possibilita a criação de perguntas que podem ser respondidas por múltipla escolha ou respostas curtas.
“Foi uma surpresa muito boa, elaborada em pouco tempo, devido aos últimos acontecimentos que nos deixou uma dúvida sobre o conteúdo escolar e possíveis esclarecimentos. A ferramenta permite compartilhar PDFs, anexos, fotos, ou seja, compartilhar questões e atividade para nos mantermos engajados durante esse período de quarentena. Diálogo e interação entre família e escola”, ressaltou a aluna Esther Firmesa, do 8º ano C.
De acordo com o tenente Romário Fernandes, professor do CMCB, a adoção do sistema tem permitido manter as atividades escolares nesse período de uma forma eficiente. “Podemos gravar aulas, enviar material didático, passar tarefas, tirar dúvida e manter contato mais sistemático com os alunos, independente dos encontros presenciais. Entendo que é uma ferramenta que veio para ficar, por tudo o que nos permite fazer”, destacou o professor de Astronomia.
“Em um período em que nossos alunos estão confinados em suas residências, este meio torna-se uma ferramenta indispensável tanto para o aprendizado como para transformar esse período em algo produtivo. Em um mundo cada vez mais plugado, não poderíamos deixar de utilizar a rede mundial para minimizar os impactos educacionais. Não posso deixar de agradecer a toda área técnica que não poupou esforços para criar e pôr em utilização esse novo meio educacional. Agradeço também aos nossos mestres, que compreenderam e rapidamente se reinventaram e estão utilizando as novas salas virtuais de aprendizagem”, ressaltou o coronel QOBM Zélio Menezes, comandante/diretor do CMCB.