Hemoce valida testes rápidos para identificar doença

15 de abril de 2020 - 15:51 # # #

Natássya Cybelly - Ascom Hemoce - Texto
Ascom Hemoce - Foto

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Estado, validou a eficácia dos testes rápidos para Covid-19. Enviados pelo Ministério da Saúde (MS) à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os kits serão disponibilizados para as unidades da rede estadual.

“Realizamos a testagem no próprio teste para comprovar se a técnica faz a identificação dos anticorpos contra o vírus. Para a validação, os kits foram divididos em dois grupos, um de casos negativos e outro de positivos para Covid-19. Percebemos que o teste rápido mostrou eficácia de 83%”, explicou Luany Mesquita, diretora interina de hematologia do Hemoce.

O exame detecta a existência no sangue dos anticorpos de defesa IgG e IgM, produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. O teste pode ser feito pela técnica sorológica e ponta dos dedos.

Confira como realizar a testagem no IGTV do hemocentro

Público-alvo

Os testes rápidos serão prioritariamente realizados em profissionais das áreas da saúde e segurança pública e em seus familiares que residem no mesmo domicílio. Pacientes sintomáticos há mais de sete dias também serão testados. A recomendação é que o exame seja feito uma semana após o aparecimento de sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar. O resultado sai em até vinte minutos.

O Ceará recebeu 19.200 testes rápidos do Ministério da Saúde. Foram distribuídos aos municípios do interior para aplicação nos profissionais de saúde que estão na linha de frente. Há ainda um novo lote com 37 mil exames rápidos, serão aplicados também em pacientes internados na rede Sesa para triagem rápida. “Realizaremos esses testes em pacientes que estão com mais de sete dias de sintomas. Temos ainda uma compra de 50 mil testes, que chegarão nos próximos dias”, diz Luany Mesquita.