Uece ocupa 2º lugar do Brasil em Redução da Desigualdade e em Educação de Qualidade
27 de abril de 2020 - 14:04 #2º lugar do Brasil #Educação de Qualidade #Redução da Desigualdade #Times Higher Education #Uece
Adriana Rodrigues - Ascom da Uece
No ranking geral, a Uece ocupa o 17º lugar do Brasil, sendo a melhor destacada entre as estaduais da região Nordeste, Norte e Centro-Oeste
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) mais uma vez se destaca entre as melhores universidades do mundo por meio dos rankings Times Higher Education (THE). No mais novo Ranking de Impacto, a Uece aparece em 2º lugar do Brasil em “Redução da Desigualdade” e “Educação de Qualidade”.
O Ranking de Impacto avalia as universidades em relação aos indicadores de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Redução da Desigualdade” e “Educação de Qualidade” são dois desses indicadores.
Para “Redução da Desigualdade” são consideradas informações como a existência de política de admissão não-discriminatória, assim como de programas de aconselhamento/apoio a alunos, servidores e professores de grupos subrepresentados.
Nesse indicador foram avaliadas questões relacionadas, por exemplo, a existência de políticas de admissão não discriminatória; de ingresso e apoio aos grupos subrepresentados; e contra assédio e discriminação.
A Uece ocupa o 2º lugar em “Redução da Desigualdade” ao lado de outras cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Entre as estaduais do país, está em 1º lugar junto à Universidade de São Paulo (USP). A Uece é a única estadual representante do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
No indicador “Educação de Qualidade” é avaliada a contribuição das universidades para o processo de aprendizagem nos primeiros anos e ao longo da vida, sua pesquisa em pedagogia e seu compromisso com a educação inclusiva.
Nesse quesito, é verificado se a instituição oferece, por exemplo, eventos abertos ao público; atividades de extensão fora de seus campi, na comunidade, em escolas e em outros espaços, realizadas por estudantes; bem como de políticas que garantam o acesso a essas atividades.
A Uece aparece na 11ª colocação em “Educação de Qualidade” entre todas as 766 universidades ranqueadas do mundo. Entre as brasileiras, está em 2º lugar. É a 1ª colocada do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Para o procurador educacional institucional, professor Jerffeson Teixeira, “os resultados desse novo ranking demonstram, mais uma vez, a importância da Uece como um grande motor de transformação social, enaltecendo seus impactos e reforçando o excelente trabalho desenvolvido por todos que fazer a nossa universidade”.
No ranking geral, a Uece ocupa o 17º lugar do Brasil, sendo a melhor destacada entre as estaduais das regiões onde a instituição já vem se destacando. Além disso, a universidade foi classificada também no indicador “Boa saúde e bem-estar”, ficando em 16º lugar do Brasil.