Escolas obtêm sucesso na utilização de ferramentas digitais como suporte para aulas remotas
6 de maio de 2020 - 14:27 #Conexão Seduc #ferramentas digitais #Google Classroom #Meet #suporte para as aulas
Bruno Mota - Ascom Seduc
A realização de aulas em formato virtual, em decorrência da necessidade de distanciamento social, apresentou um desafio para escolas e professores, que precisaram adaptar-se ao novo contexto. A utilização de ferramentas digitais tem ajudado a encurtar distâncias e auxiliado de forma sensível a continuidade das atividades escolares, de maneira remota, permitindo que o ritmo de estudos não seja quebrado pela paralisação das ações presenciais, além de preservar os vínculos afetivos entre as pessoas. A Secretaria da Educação (Seduc) vem incentivando e dando suporte à adoção de estratégias variadas por parte das escolas no sentido de encontrar boas alternativas pedagógicas e não deixar nem um aluno para trás. Neste sentido, lançou a Conexão Seduc, com o objetivo de valorizar a experiência de professores e gestores escolares da rede pública estadual cearense.
Em Cascavel, na Escola de Ensino Médio (EEM) Ronaldo Caminha Barbosa, as plataformas Google Classroom e Meet vêm viabilizando a manutenção do processo de ensino e aprendizagem. Conforme a diretora da unidade de ensino, Amélia Sampaio, a primeira ferramenta auxilia na disponibilização de materiais como vídeos, slides e atividades aos alunos, que podem ser acessadas a qualquer hora do dia. Enquanto isso, o Meet propicia o contato entre professores e estudantes em tempo real, oferecendo a oportunidade de tirar dúvidas.
“Com o Classroom, nossos professores passaram a postar e a receber atividades, deixar mensagens e atribuir notas. Esta plataforma auxilia bastante o trabalho do professor, como também facilita para o aluno a realização das tarefas virtuais. No Meet, abrimos três salas virtuais, sendo uma para cada série, com encontros diários das 14h às 16h”, explica.
A escola está na terceira semana consecutiva de utilização das duas plataformas de maneira conjunta e, em pesquisa realizada pelo núcleo gestor, tanto estudantes como educadores, estão entusiasmados. “Percebemos que o distanciamento na relação professor aluno foi amenizado significativamente. Os alunos nos relatam: agora posso tirar as dúvidas do conteúdo, o que não conseguia quando fazia as atividades sozinho em casa. E o professor, por sua vez, sente-se contemplado pela aproximação que essas ferramentas possibilitam”, esclarece.
Desta forma, a escola busca mecanismos para fortalecer vínculos e construir rotinas de estudos. O Whatsapp também vem sendo utilizado para manter o contato com os estudantes, sendo um instrumento intermediário. “Esse cuidado que as equipes da Seduc e da Crede (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação) estão tendo é fundamental. Nos sentimos mais fortalecidos e apoiados diante das dúvidas e dos medos que surgiram em relação a esse período difícil”, complementa.
Interação
Na localidade de Jamacaru, distrito do município de Missão Velha, a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Padre Amorim vem desenvolvendo boas experiências com o Google Classroom. Conforme o diretor da unidade de ensino, Aparecido Bento, a utilização desta ferramenta trouxe “uma melhora substancial na dinâmica do trabalho do professor e uma resposta muito positiva por parte dos alunos”, segundo avalia.
O Classroom apresenta, de acordo com Bento, uma interface interativa e com bom nível de organização das atividades. “Percebeu-se uma melhora significativa na rotina de estudos dos alunos”, destaca.
Para que a ação tivesse o resultado esperado, tanto professores como alunos, foram orientados pela gestão escolar a utilizar a ferramenta. Houve, inclusive, a elaboração de um tutorial para auxiliar na instalação e no manuseio do aplicativo.
“É importante o engajamento dos ambientes (Multimeios, Laboratórios de Ciências e de Informática) para cuidar das questões pedagógicas, envolvendo o feedback dos alunos, o apoio aos professores, o fortalecimento do uso do livro didático, a diversificação das aulas etc. A divisão de responsabilidades com os Professores Diretores de Turma e os alunos líderes de sala foi essencial para o nosso sucesso”, conclui.