Seduc promove formação a supervisores e agentes de desenvolvimento infantil do Padin
12 de junho de 2020 - 16:04 #Coeps #Coordenadoria de Educação e Promoção Social #crede #Padin #SEDUC
Bruno Mota - Ascom Seduc Texto e Foto
A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), em parceria com o Programa Mais Infância, promove formação a distância para supervisores e agentes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin) atuantes em 48 municípios. O curso traz reflexões sobre o contexto de distanciamento social e seus efeitos na aprendizagem das crianças. O objetivo é fortalecer a postura ética de respeito e solidariedade no acompanhamento às famílias, proporcionando melhor interação entre seus membros.
Júlia de Araújo, gerente regional do Mais Paic na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 4, avalia que é possível perceber o comprometimento dos pais e responsáveis em seguir as orientações, que vêm sendo transmitidas de forma virtual.
“Há uma dedicação em realizar as atividades sugeridas, como as brincadeiras em casa e os cuidados com a saúde”, observa. “Todos os materiais da formação são importantes e necessários. As orientações e estudos sobre o brincar, o cuidar e o conviver, estão fazendo a diferença nos lares, com mudanças de postura e fortalecimento de vínculos entre as crianças e seus cuidadores, de forma espontânea”, esclarece.
Júlia defende que o planejamento, a formação e a vivência são elementos fundamentais para que o processo tenha êxito. “Manter as ações do Padin com as famílias e a formação dos agentes novatos e veteranos foi um acerto. A busca de novas estratégias de trabalhos nos faz enxergar muitas possibilidades de ajudar, formar e cuidar das pessoas, por mais que precisemos nos manter distantes. O sentimento de contribuir com esse trabalho junto às equipes municipais é de gratidão”, finaliza.
Alternativas
Edna Barbosa, supervisora do Padin no município de Tejuçuoca, lembra que foi necessário buscar alternativas para fazer com que as atividades voltadas ao desenvolvimento das crianças chegassem ao alcance das famílias.
“É por meio das formações que as atividades são estudadas e debatidas com a participação de todos os profissionais que estão à frente do Programa. Portanto, é necessário que haja esse movimento para unir as ideias e planejar as ações”, avalia. Orientações sobre as atividades a serem desenvolvidas com as crianças e o monitoramento do Sistema de Acompanhamento Informatizado foram aspectos que também lhe chamaram a atenção.
Edna ressalta, ainda, o compromisso do “GT (Grupo de Trabalho) Padin” da Seduc, que manteve a proposta do Programa, mesmo diante do distanciamento social e da suspensão das atividades presenciais nas escolas. “A equipe se adequou ao momento, trazendo uma metodologia desafiadora, que propôs um novo aprendizado a todos os envolvidos”, considera.