Secretaria da Saúde realiza serviço de Telemedicina com foco em UTI
30 de junho de 2020 - 18:17 #Sesa #telemedicina #UTI
Fátima Holanda - Texto e Fotos
A Central de Regulação do Estado, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou nesta terça-feira (30) o primeiro teleatendimento para orientar médicos que atuam em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O serviço, que acontece por meio de videochamadas, tem como objetivo aprimorar a assistência a pacientes internados em unidades da rede estadual.
O médico intensivista César Pontes, um dos responsáveis pelo teleatendimento, destacou a importância do projeto para a troca de conhecimento entre os profissionais de saúde do Estado. Nesta tarde, ele discutiu as condutas clínicas para o tratamento de um paciente internado na UTI do Hospital São Raimundo, em Limoeiro do Norte.
“A experiência foi uma oportunidade bem interessante, pois, pela Telemedicina, é como a gente estivesse lá. Pedi que o colega mostrasse o paciente, o exame e o monitor. É como se estivesse me teletransportando para Limoeiro do Norte e é bem diferente falar só pelo telefone”, pontuou.
Para ter acesso ao serviço de Telemedicina, o médico deve agendar um horário com a Central de Regulação, que funciona de maneira integrada, por meio de uma rede informatizada com todos os municípios cearenses. A Central envolve todas as referências intermunicipais de consultas especializadas e exames, internações hospitalares eletivas e de urgência e emergência. Todo o trabalho é feito a partir da disponibilidade de consultas e exames especializados públicos, contratados e conveniados, que integram a rede do Sistema único de Saúde (SUS).