Arce fiscalizará qualidade da água de 38 localidades cearenses
2 de julho de 2020 - 17:03 #arce #sistema de esgotamento sanitário #Sistemas de abastecimento de água
Ascom Arce
Até o final do mês de julho, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realiza mais um ciclo de fiscalizações nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado. Em virtude do quadro de pandemia, os trabalhos acontecem de forma indireta. Nesse contexto, os técnicos da Agência Cearense solicitam documentações específicas para cada sistema de abastecimento, com o objetivo de inspecionar a qualidade do serviço realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Ao todo, 38 localidades passarão por vistorias. De acordo com o cronograma, os técnicos da Agência Cearense fiscalizarão os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Uruburetama, Chorozinho (e localidades de Timbaúba e Triângulo) e Tejuçuoca. Já nos municípios de Barreira (e localidades de Batalha, Cocos, Córrego e Lagoa Grande), Cariré, Coreaú, Ubaúna, Frecheirinha, Groaíras, Cantagalo, Itamaracá, Sanharão dos Donatos, Hidrolândia, Irajá, Jijoca de Jericoacoara, Jericoacoara, Marco, Massapê, Ipaguassu, Mumbaba, Moraújo, Várzea da Volta, Morrinhos, Sítio Alegre, Santa Quitéria, Lisieux, Macaraú, Santana do Acaraú, Senador Sá, Uruoca, Mel Barra do Mel e Torrões, serão verificados, também, os sistemas de esgotamento sanitário.
Os técnicos sempre analisam pontos que vão do tratamento à adução e da reservação até o atendimento comercial, com a finalidade de verificar se estão em conformidade com as prescrições constantes nas leis, normas e regulamentos específicos do setor. Além disso, ao fim de cada ação, a Agência Reguladora expede relatório sobre os resultados.
Em casos de não conformidade na prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, a Arce pode gerar determinação, recomendação e/ou multa. Antes da conclusão, seis componentes são criteriosamente levados em conta e servem de base para o trabalho dos fiscais: Provisão dos Serviços, Gestão Comercial e Faturamento, Relacionamento com os Usuários, Proteção Ambiental, Qualidade da Água e, ainda, Gestão de Emergências e Contingências.