Secult, através do Hub Cultural do Ceará, abre inscrições para webinário Jornada de Pensamento

21 de julho de 2020 - 15:09 # #

Ascom Porto Dragão

Com inscrições gratuitas, o webinário tem início em agosto, com formato inovador e conteúdos semanais, seguindo programação até outubro de 2020. Serão 4 eixos abordados por especialistas do campo teórico e prático das cadeias produtivas da Cultura

A única constância que temos na vida é a mudança. Mudança de sermos melhores, de nos adaptarmos, de aproveitarmos oportunidades e nos transformarmos em versões melhores. Pessoas mudam, comportamentos mudam – e arte muda? E a sua economia? Se a vida está nesta constante transformação, a arte também está – assim como o viver de arte. E é essencial e urgente que este seja discutido e construído de forma colaborativa.

Diante disso, o Hub Cultural do Ceará convida o público para mais uma iniciativa. Realizada pelo Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a primeira edição do webinário Jornada de Pensamento terá o tema Viver de Arte e conta com parceria do Observatório Itaú Cultural. A iniciativa faz parte do processo de construção de um plano de ações do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Buscando refletir os modelos de negócios no campo artístico e a economia da cultura no Estado, a Jornada de Pensamento tem como objetivos discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, mais especificamente aquelas ligadas às linguagens artísticas, tendo como porto de partida o diagnóstico colaborativo feito anteriormente junto a artistas, gestores/as públicos/as e privados/as e produtores/as. Diante das pautas identificadas neste trabalho em grupo, foram criados 4 eixos de conteúdos:

Gestão e modelos de negócios para as artes;

Fomento, financiamento e captação de recursos;

Comunicação e relação com o público;

Circulação e formação de redes

Arte, cultura e economia no Brasil contemporâneo forma o eixo principal, cujo debate marca a abertura oficial do webinário, previsto para 12 de agosto e contará com fala de Leandro Valiatti, professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa – UFRGS e Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Ressaltando a importância da ação, a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, comenta que “a realização do webinário não poderia acontecer em um momento mais importante e estratégico. Esse convite que o Porto Dragão nos faz para uma reflexão sobre a aceleração e o impulsionamento de projetos artísticos-culturais já era estruturante para o campo artístico, tornou-se ainda mais agora em decorrência da pandemia e de seus impactos no setor e as necessárias transformações nos nossos modos usuais de gerir, fomentar, financiar, produzir, circular. Precisamos, com urgência, discutir estratégias de fortalecimento e profissionalização das artes a partir de outros parâmetros. E, para isso, nada melhor do que adentrarmos em uma Jornada de Pensamento”.

PARCERIA COM ITAÚ CULTURAL

Em 2019, o Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo e a Caminhada Rumos foram realizados no Porto Dragão, firmando esta importante e estratégica parceria com o Itaú Cultural. Em 2020, os laços se fortalecem com a sintonia entre o lançamento do Painel de Dados sobre Economia da Cultura, realizado pelo Observatório Itaú Cultural em Abril – do qual Leandro Valiatti é coordenador, e a chegada do Jornada de Pensamento em Julho, que proporcionará este reencontro que traz nomes como Aninha de Fátima e Rodrigo Savazoni, indicados pelo Itaú Cultural, para a programação do webinário, enriquecendo os debates propostos.

METODOLOGIA

Cada um dos 4 eixos contará com 2 trilhas abordadas por 2 ou 3 palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão tema com a mediação de Alexandre Barbalho, professor doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. A metodologia se dará através de trilhas realizadas de forma virtual, através de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

As discussões deverão considerar o contexto da pandemia do COVID-19, que tem impactado diretamente na economia mundial em diversos setores, entre eles o cultural, bem como influenciado os modos de produção e criação.

COMO SE INSCREVER

O webinário Jornada de Pensamento é gratuito, bastando apenas que o público realize sua inscrição através do endereço sympla.com.br/jornadadepensamento. Após a inscrição, informes, conteúdos e acessos serão disponibilizados via e-mail, conforme programação do evento, que segue de Agosto a Outubro com ações semanais. Haverá certificado para participantes com presença igual ou superior a 75%, enviado ao final do Jornada de Pensamento.

CONVIDADOS

Leandro Valiatti (UFRGS), Fabiano dos Santos Piúba (Secult CE), Aninha de Fátima (Itaú Cultural), Herê Aquino e Raimundo Moreira (Movimento Todo Teatro é Político), Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural), João Leiva (Leiva Cultura e Esporte), Edceu Barboza (Grupo Ninho), Chico Pelúcio (Grupo Galpão), Henilton Menezes, Kadu dos Anjos (Lá da Favelinha), Eliane Costa (FGV -RJ), Luciana Adão (Oi Futuro), Denor Sousa e Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei), Daniele Sampaio (SIM Cultura!), Rodrigo Machado (Catarse), Paulo Feitosa (Quitanda Soluções Criativas), Rodrigo Coutinho (Cultura.PE), Kátia Latufe (Sympla), Léo Suricate (La Casa Duz Vetin), Felipe de Assis (FIAC – BA), Rosana Cunha (Circuito Sesc de Artes – SP), Rodrigo Savazoni (Itaú Cultural), Jack Elesbão, Ângelo Márcio (Dona Zefinha), Giza Diógenes (FIC – CE), Francis Madson (Circulação de Guerrilhas / Potências das Artes do Norte – PAN).

SOBRE O PORTO DRAGÃO + HUB CULTURAL DO CEARÁ

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do webinário Jornada de Pensamento, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa “Porto Dragão Sessions”, série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e o programa “Nós no Batente”, série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando 05 grupos de Dança e 05 grupos de Teatro. Ambos os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO

Webinário Jornada de Pensamento – 1ª Edição – “Viver de Arte”

Inscrições gratuitas a partir de 22 de julho

www.sympla.com.br/jornadadepensamento

Programação prevista para início em 12 de agosto

Instagram: @portodragaoce

Youtube: Youtube.com/PortoDragao

Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com

CONTATO PARA IMPRENSA

Maíra Suspiro – (85) 98531.7281 – suspirocomunicacao@gmail.com

Carol Danziger – (85) 8722-3056 – caroldanzigerimprensa@gmail.com

LINK PARA ACESSO EXCLUSIVO DA IMPRENSA

Informações adicionais, conteúdo com fotos e minibios das convidadas e dos convidados

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1wmqErTbsyIyTNgZdA32hyMbwT2XmbUmk