Referência em formação profissional, ESPCE celebra 27 anos de existência
22 de julho de 2020 - 14:57 #educação #esp #existência #formação profissional
Ascom ESPCE
A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESPCE), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), completa 27 anos de existência nesta quarta-feira (22). Referência na promoção de educação, a instituição se destaca pelo desenvolvimento de conhecimento científico e na criação de projetos inovadores.
O engajamento nas ações de fomento à educação em saúde tem sido uma das premissas da ESPCE nas últimas décadas. Este compromisso se reafirma, sobretudo, neste período de transformações decorrentes da pandemia do coronavírus. Como resposta aos desafios impostos, a Escola mobilizou colaboradores em prol da realização de um trabalho intersetorial.
“A escola qualifica a força de trabalho, faz educação permanente, investe em ciência, tecnologia, inovação e inteligência em saúde. Tudo isso em um contexto educacional cada vez mais valorizado e junto a tecnologias antenadas com o contemporâneo”, afirma o superintendente da ESPCE, Marcelo Alcantara.
Durante a pandemia, A ESP viabilizou projetos focados na inovação em saúde, como o Elmo, capacete de respiração assistida para tratar pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19; a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), o hotsite Coronavírus e o aplicativo iSUS. Além disso, a Escola possibilitou a realização de diversas webconferências e cursos à distância, orientados para treinamentos em ventilação mecânica, elaboração e divulgação de protocolos clínicos baseados em evidências científicas e pesquisas clínicas e de registro na rede de atenção à saúde.
Somente em 2020, cerca de 1.500 profissionais já participaram das diferentes formações ofertadas pela ESPCE, entre treinamentos, cursos livres, técnicos e pós-graduações. Colaboradora da instituição há 25 anos, Ana Xenofonte, supervisora da Secretaria Escolar da ESPCE, destaca o crescimento e a evolução da Escola ao longo dos anos. “Fico muito feliz em ver que, a cada ano, a escola atinge um nível de inteligência espetacular nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico”, finaliza.
Fundação da ESP
Autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESPCE) foi fundada em 22 de julho de 1993 com objetivo de promover a educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde, integrando ensino, serviço e comunidade às suas práticas.
A Escola tem construído parcerias e redes colaborativas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação da ESP engloba, além do incentivo à pesquisa, um trabalho pioneiro junto a programas de residências em saúde, educação profissional em saúde, cursos e projetos nas áreas da gestão, atenção, vigilância e extensão em saúde.