Secitece entrega aparelhos para os setores de Oftalmologia e Neurologia do HGF

24 de julho de 2020 - 15:58 # # # # # # # #

Emília Augusta Bedê - Ascom Secitece Texto e Fotos


Os novos equipamentos projetarão o Hospital Geral de Fortaleza como um dos centros mais bem equipados tecnologicamente no Brasil

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), através do projeto Promotec II, adquiriu uma série de equipamentos para o setor de saúde do Estado. O objetivo é proporcionar mais qualidade no atendimento à população e aperfeiçoar o trabalho de médicos e de outros profissionais de saúde. Desta vez o beneficiado foi o Hospital Geral de Fortaleza que recebeu aparelhos destinados a cirurgias de Oftalmologia e de Neurologia, importados da Alemanha, da marca Carl Zeiss, uma referência mundial em tecnologia voltada à saúde. O investimento foi da ordem de 2.4 milhões de euros.

A entrega dos equipamentos foi feita na manhã desta sexta-feira (24/07), pelo Secretário da Secitece, Inácio Arruda, ao Secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto). Presentes o Diretor Geral do HGF, Daniel Holanda, o Chefe do Serviço de Neurologia, Edson Lopes, e o Diretor Clínico, Francisco Lucena.

“A aquisição desses equipamentos reflete o nosso processo de melhoria contínua para oferecer aos nossos pacientes um atendimento cada vez mais efetivo, satisfatório e ágil”, ressaltou o secretário Inácio, acrescentando que, com esse investimento, o Hospital Geral de Fortaleza se projetará como um dos centros mais bem equipados tecnologicamente no Brasil.

Dentre os diversos itens adquiridos para integrar o parque diagnóstico e cirúrgico, destacam-se o Sistema de Visualização Robótica KINEVO 900, um equipamento de alta tecnologia que oferece robótica controlada pelo cirurgião, visualização digital híbrida e ferramenta de microinspeção; e o QEVO e o IOL Master 700, primeiro biômetro com tecnologia de tomografia de coerência óptica integrada, utilizado para realizar cálculos de próteses especiais em pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata.

Na ocasião, foi entregue também uma impressora 3D para o Hemoce.