Central de Regulação realiza tira-dúvidas sobre novo sistema de gerenciamento de leitos
29 de julho de 2020 - 18:36 #Central de Regulação #coronavírus #Covid-19 #leitos #leitos de UTI #saúde #Sesa
Martina Dieb - Ascom Sesa - Texto
Fátima Holanda - Foto
A Central de Regulação do Estado, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza até quinta-feira (30) um tira-dúvidas sobre o novo sistema de gerenciamento de leitos. A iniciativa acontece das 14h às 16h e conta com a participação de supervisores, reguladores e operadores das Centrais de Regulação do Estado e do município de Fortaleza.
O sistema UniSUS será desativado definitivamente no dia 31 de julho, às 22h30. O novo sistema passa a funcionar em 1º de agosto. No período de migração dos dados para o software, a Sesa orienta que os reguladores entrem em contato com a Central de Regulação de sua macrorregião. Em Fortaleza, será disponibilizada uma planilha para regulação do município que deverá entrar em contato com a Célula de Regulação do Sistema de Saúde (Cersi).
A Sesa também disponibiliza o serviço de help desk para os profissionais das Centrais de Regulação do Estado e de Fortaleza. Será possível acionar a assistência de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número 0800-883-6231, e esclarecer dúvidas relacionadas ao software e a migração do sistema.
Durante o período da noite e finais de semana, os reguladores contarão com suporte da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sesa, por meio dos contatos 3101.5174 ou 3101.5175.
“A Corac está à disposição dos profissionais da regulação que tiverem dúvidas sobre o novo sistema. Para que tenhamos segurança nessa migração, realizamos os treinamentos com mais 1.300 profissionais, capacitando todos eles para o novo sistema”, ressalta o orientador da Célula de Regulação do Sistema de Saúde da Sesa, Luiz Guilherme Pinheiro Costa.
Novo sistema
O Estado passa a contar com um novo sistema para o gerenciamento de leitos hospitalares nas unidades de saúde em Fortaleza e no interior. O software oferecerá melhorias à assistência de pacientes. A novidade faz parte das ações desenvolvidas pela Plataforma de Modernização da Saúde da Sesa.
Durante o mês de julho, a Sesa finalizou o processo de implantação do novo software com a capacitação dos profissionais das Centrais de Regulação do Estado e do município de Fortaleza. As equipes das cinco Regiões de Saúde participaram do treinamento, realizado na modalidade EAD pela Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Corac) e por técnicos da Cotic.
“Vamos fazer a migração do UniSUS para um sistema mais ágil. Por ser moderno, o software permite as mudanças que precisamos fazer. A partir do início de agosto, todos os hospitais que necessitarem transferir pacientes que estejam internados irão inserir a solicitação no sistema. Toda a regulação de leitos hospitalares do Estado será por meio desse novo software”, explica Luiz Guilherme.
Ouça:
Segundo o orientador da Célula de Regulação do Sistema de Saúde da Sesa, Luiz Guilherme Pinheiro Costa, garante mais transparência ao processo de transferência de pacientes e das vagas disponíveis em leitos no Ceará.
Segundo Luiz Guilherme, o novo sistema começa a funcionar a partir da noite desta sexta-feira (31).
Luiz Guilherme reforça que os contatos estão a disposição para atender os municípios que precisem e que eventualmente tenham dúvidas sobre o sistema de regulação de leitos.