Atividades escolares são retomadas via aulas remotas em cinco Centros Socioeducativos
31 de agosto de 2020 - 16:07 #aulas remotas #Cejas #centros socioeducativos #seas #SEDUC
Bruno Mota - Ascom Seduc
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza, dá continuidade à retomada das atividades escolares nos Centros Socioeducativos da capital. A partir desta segunda (31), mais cinco salas estarão disponíveis para acesso às aulas remotas.
A ação engloba os Centros Socioeducativos do Canindezinho, Dom Bosco e São Francisco, além dos Centros Educacionais Patativa do Assaré e São Miguel. A iniciativa já vem sendo implementada em outras três unidades: Centros Socioeducativos de Internação Provisória Passaré; Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal); e Aldaci Barbosa.
Cada um dos cinco Centros disponibilizará uma sala de aula com TV e notebook para atender adolescentes e jovens com aulas remotas, mediadas por ferramentas digitais, a fim de permitir a interação em tempo real entre alunos e professores.
As aulas são preparadas por professores das redes estadual e municipais de ensino, em exercício nessas unidades, e apoiados pedagogicamente pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) ou escolas que respondem pela gestão desta matrícula. Ao longo de uma semana, serão atendidos cerca de 80 socioeducandos com a retomada da escolarização.
A parceria tem se materializado também na convergência de esforços para a garantia da estruturação física, material e pedagógica dos ambientes de aprendizagem, sendo a Seas responsável pela parte de infraestrutura, incluindo a conectividade necessária, e apoio de seus gestores e profissionais lotados em cada Unidade; e a Seduc e a SME de Fortaleza pelos equipamentos requeridos e disponibilidade de professores qualificados.
Abrangência
No interior, há outras três instituições passando pelo mesmo processo: em Sobral, há o Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente e Centro Socioeducativo de Sobral; e em Juazeiro do Norte, o Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, que reiniciaram suas atividades escolares em 20 e 27 de julho de 2020, respectivamente.
Nas ações iniciais do ensino remoto, tem-se privilegiado a abordagem de temáticas voltadas para a família a masculinidade tóxica, o racismo, o meio-ambiente, a identidade, os direitos humanos, a sustentabilidade, a empatia e o valor do abraço, entre outras.
Prevê-se, na sequência, a ampliação de mais três salas para os Centros com maior número de adolescentes e jovens internados. A perspectiva da retomada do ensino híbrido em todos os Centros acompanhará os procedimentos a serem adotados para a toda a rede de ensino.