Colégios da PM são destaques nos resultados do Ideb e Saeb

7 de outubro de 2020 - 09:54 # # # # # #

Ascom SSPDS

Os colégios militares do Estado do Ceará se destacaram nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior (2ºCPM-CHMJ), em Juazeiro do Norte, está classificado entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil. A instituição de ensino alcançou o 74º lugar nacional, no Ideb, e garantiu a 13º posição no Estado. Já o 1° Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (1ºCPM-GEF), em Fortaleza, está entre as cinco melhores escolas do Ceará, conforme os resultados do Saeb, também referente ao ano de 2019. O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz também apresentou um excelente resultado, superando as médias nacional, estadual e municipal, no Ideb.

Esses índices são divulgados a cada dois anos e avaliam a qualidade do ensino nas escolas públicas de todo o País. O Ideb é um indicador criado pelo governo federal, em 2007, que é calculado a partir de dados sobre a frequência escolar dos alunos, somado as médias de desempenho. O Saeb é uma avaliação externa promovida pelo Inep, que visa realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.

Conforme o coordenador geral dos Colégios da Polícia Militar do Ceará, coronel PM Francisco Kennedy Pimentel Lopes, vários fatores influenciam nos excelentes resultados alcançados pelas escolas. “O acompanhamento permanente de todo grupo gestor, envolvendo os professores, os monitores, os funcionários e os pais, que são chamados para a responsabilidade. Outro fator importante é reforço no contraturno e o incentivo aos alunos para participarem de olimpíadas. Esses são alguns exemplos de ações que fazem com que as escolas militares se destaquem”, destacou o coordenador.

“A valorização dos profissionais que atuam nos colégios e de seus alunos, reuniões com os pais e uma administração aberta, voltada para interagir com toda a comunidade escolar, também são diferenciais que auxiliam nesses resultados”, completa o coronel. Com os bons resultados obtidos, cada vez mais o Estado do Ceará se destaca como exemplo de valorização e dedicação ao ensino dos jovens, promovendo assim, um futuro melhor para cada família envolvida nesse processo de educação.