Seas, por meio de parceria, apresenta vivências náuticas aos adolescentes
15 de outubro de 2020 - 17:04 #ação social #ações socioeducativas #cidadania #direitos humanos #seas #vivências náuticas
Ascom Seas - Texto e Fotos
A iniciativa será destinada a todos os centros socioeducativos de Fortaleza
Com o objetivo de apresentar novas experiências para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) está participando, desde o ano de 2019, do projeto Vem pra Vela, iniciativa realizada com o Iate Clube e Marinha do Brasil, captado pela ENEL. A ação consiste em um momento de aprendizagem, conscientização do ecossistema e sobre a prática esportiva da vela.
Durante um período, manhã ou tarde, uma unidade socioeducativa, vai ao local com alguns jovens e a equipe da unidade e participam dessa experiência com a orientação da equipe do local. Além de aprender sobre a importância do ecossistema e da preservação ambiental, os jovens também trocam experiências com quem pratica o esporte da vela e, ao final, entram no mar, com todos os cuidados e segurança necessários.
O gestor de projetos da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC), Daniel Azevedo, ressalta a importância do trabalho. “Saber que o projeto representa para o sistema socioeducativo um impacto em várias frentes no contexto do atendimento aos jovens e que as vivências se estendem aos servidores e educadores, promovendo uma verdadeira aula de bem-estar no contexto do trabalho, é ter a certeza de que estamos no caminho certo”, disse.
Além dos jovens, a equipe das unidades também participa desse momento de troca de experiências, na companhia dos adolescentes.
Para o Coordenador de Gestão e Comunicação, Roberto Bassan, esse é um projeto de integração que gera impactos tanto para os jovens quanto para os servidores. “O Projeto Vem Pra Vela, tem impacto em várias frentes no contexto do atendimento socioeducativo: Nos adolescentes, muitos jovens que são do interior tiveram o primeiro contato com o mar, com momentos únicos. Outros jovens vislumbraram uma atividade positiva e pró-ativa de aprendizado e voltaram para as unidades com sonho realizado. Já nos servidores, a vivência náutica, promoveu uma verdadeira aula de bem estar no contexto do trabalho, pois os trabalhadores que participaram do projeto estavam em horário de serviço, e incluímos o projeto nas ações de saúde do trabalhador, voltadas para diminuição do stress”.
Até o momento, quase todas as unidades socioeducativas de Fortaleza já participaram dessa ação.