Oficinas terapêuticas melhoram a autoestima de pacientes e acompanhantes
14 de novembro de 2019 - 14:04 #Ansiedade #oficinas #terapia ocupacional
Jessica Fortes - Ascom HM
O serviço de Terapia Ocupacional do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, do Governo do Ceará, desenvolve um trabalho que busca minimizar a ansiedade, o estresse e as preocupações de pacientes internados na unidade e acompanhantes, por meio de atividades de arte, como recurso terapêutico.
De acordo com Ana Karla Braga, terapeuta ocupacional do Hospital de Messejana, alguns pacientes permanecem internados por um período mais longo, e essa permanência pode causar estresse, saudade, ansiedade, agravados pelo afastamento de suas relações consigo e com meio. A terapia atua como um alívio para estes pacientes e seus acompanhantes. “Eles estão longe de casa, muitos têm uma vida ativa lá fora e aqui estão tratando uma doença, ficam limitados. Sem contar com a saudade da família e, claro, as preocupações. Se não tiver com uma cabeça boa, o resto fica difícil de administrar”, destaca a terapeuta.
As atividades desenvolvidas são variadas, como atividades de educação e saúde, oficinas terapêuticas, atividades lúdicas, temáticas, produtivas, entre outras. Tudo pensado para a melhoria da qualidade de vida do paciente, o que facilita sua permanência e a adesão ao tratamento.
Na última quarta-feira (13), a oficina apresentou o tema natalino como inspiração para a produção de enfeites, já com foco na decoração para uma das festas mais festejadas no ano. O utilizado é simples: tampas de marmitas (isopor), doadas pela equipe de Nutrição do hospital, fitas decorativas, lã, bolas de natal, botões e cola. Tudo isso junto proporcionou um resultado grandioso e belo.
“As preocupações são muitas, mas quando eu estou aqui, esqueço até que estou dentro de um hospital. Solto a imaginação e relaxo. Fiz o enfeite da minha porta, quero passar o Natal em casa”, diz a acompanhante Maria Ionete Bezerra, moradora de Sobral.
A equipe
A terapia ocupacional do HM é composta por sete profissionais e três residentes que atuam nas unidades de internação adulta e pediátrica, e no setor de Reabilitação Pulmonar, promovendo atividades de educação e saúde, como palestras de conscientização, cuidados com a nova rotina, desenvolvimento de novas habilidades, entre outras. Os encontros acontecem diariamente, inclusive aos finais de semana.