Alunos do Tempo Integral participam de formação sobre aprendizagem cooperativa e clubes estudantis

22 de novembro de 2019 - 16:23 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc Texto
Rosane Gurgel Foto

Alunos do Tempo Integral participam de formação sobre aprendizagem cooperativa e clubes estudantis

A Secretaria da Educação (Seduc) sedia, até esta sexta-feira (22), o Curso de Fortalecimento para os Clubes Estudantis. O evento tem o objetivo de estimular o protagonismo entre os jovens, ampliar a noção de trabalho em equipe e criar meios para dinamizar a aprendizagem dos conteúdos vistos em sala. Participam, nesta ocasião, dois estudantes e um professor de cada Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) de Fortaleza, além de técnicos da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). O curso também será aplicado nas demais Regionais do estado.

A ação, idealizada pela Coordenadoria de Educação em Tempo Integral da Seduc, contou com o apoio do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece), da Universidade Federal do Ceará (UFC); e do Instituto Unibanco.

Conforme lembra Gezenira Rodrigues, orientadora da Célula de Desenvolvimento da Educação de Tempo Integral da Seduc, os participantes do encontro terão a responsabilidade de replicar entre os colegas aquilo que aprenderam. “A ideia é formar os alunos na metodologia da aprendizagem cooperativa, considerada um pilar neste modelo de escola”, avalia.

O encontro marca a fase presencial do curso, que tem outras três etapas a distância. O primeiro módulo tratou sobre o que é ser protagonista na escola. O segundo, a respeito do que é uma escola de tempo integral. O terceiro consiste no encontro presencial e o quarto será um módulo de práticas, em que os alunos irão traçar um plano para os clubes.

Organização

Hermison Bezerra, formador de Aprendizagem Cooperativa e professor da rede estadual de ensino, acredita que um dos pontos fortes do curso é despertar os jovens para a perspectiva do trabalho em equipe. “Aqui eles estão aprendendo como organizar e gerenciar as equipes dentro dos clubes estudantis, a partir das estratégias da Aprendizagem Cooperativa. Como se promover um clima emocional mais agradável para o trabalho em equipe e como eles podem se conhecer e fazer melhor. Também aprendem sobre as habilidades sociais e a vivência de conflitos, para que possam desenvolver um olhar de como irão interagir nesse tipo de situação”, observa.

Virgínia Matos, de 16 anos, é aluna da 2ª série do Ensino Médio na Escola Jenny Gomes. Para a jovem, o fato de estar o dia inteiro na escola requer conhecimentos diferenciados para se manter a boa relação entre as pessoas. “Trabalhar de qualquer jeito prejudica a convivência e o desempenho. Aprender a agir em equipe serve tanto para os trabalhos da escola, como para os da faculdade e da vida. Temos que ter organização, definir bem as funções de cada um. Todos têm que ser responsáveis, estar aptos a aprender e a ajudar os outros integrantes, além de estar disposto a ouvir e a falar”, considera.

Envolvimento

Daniel Matos, de 16 anos, cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Lions Jangada e argumenta que conhecer dinâmicas como esta lhe faz sentir mais parte da escola e do espaço estudantil. “O protagonismo é muito importante. Estou tendo contato com alunos de outras escolas e já estamos vendo a questão do trabalho em equipe, que se torna mais fácil quando todos estão em harmonia. Não é só chegar no objetivo, de qualquer forma. É chegar junto com outras pessoas, mantendo a união. Se não, o ambiente acaba se tornando desgastante”, ressalta.

Emanuele Nascimento, de 19 anos, faz a 2ª série do Ensino Médio na Escola Visconde do Rio Branco e defende que características como proatividade e empatia são fundamentais para o bom trabalho em equipe. “É preciso querer realmente trabalhar. Se colocar no lugar do outro também é muito importante, procurando conhecer com quem estamos envolvidos. Tudo isso facilita, faz o trabalho andar e ter sucesso”, conclui.

O Curso teve dois dias de duração e contou com apoio, ainda, das Coordenadorias de Protagonismo Estudantil (Copes), Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), Formação Docente e Educação a Distância (Coded), e Administrativa (Coadm).