Mais três candidatos são selecionados no Programa Atração de Talentos
26 de novembro de 2019 - 17:48 #candidato #programa atração de talentos #seleção #Sesa
Ascom Casa Civil
Programa tem por objetivo atrair profissionais cada vez mais capacitados e preparados para os desafios da gestão pública
Divulgada, nesta terça-feira (26), a lista com os nomes de mais três candidatos selecionados para o primeiro processo seletivo do programa Atração de Talentos, do Governo do Ceará. O programa teve início com a Secretaria da Saúde, disponibilizando 16 vagas em seis cargos para profissionais que atuarão em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, para atuação nas macrorregionais de saúde. No último dia 5 de novembro, os 11 primeiros selecionados foram divulgados e agora mais três selecionados para vagas de Superintendente Regional, que serão lotados em Aracati, Quixadá e Sobral. As últimas duas vagas restantes ainda estão em processo de seleção.
Os selecionados para as três vagas são:
Foram 804 currículos cadastrados; 477 testes respondidos; 348 planos de ação enviados e avaliação de 190; 219 testes on-line; além da realização de 75 entrevistas por competência e avaliação de 46 por meio de especialistas. O Programa Atração de Talentos é pioneiro no Ceará, selecionando cargos para vários municípios do Estado.
Critérios de seleção
O Programa de Atração de Talentos é direcionado tanto ao público interno (servidores empregados públicos) quanto ao público externo. Candidatos que compõem o público interno terão uma oportunidade para demonstrar seus talentos e potencialidades. Para o público externo, é uma oportunidade de fazer parte de um projeto de Estado que se posiciona como competitivo, inovador e sustentável.
O programa teve início com a Sesa, com processo de pré-seleção para cargos em comissão para seis cargos gerenciais, com o total de 16 posições. A metodologia de recrutamento e avaliação é baseada em mérito e competências para cargos em comissão e de livre nomeação do Estado, por meio de um processo justo e transparente.
A avaliação dos candidatos contou com análise curricular, envolvendo a experiência, a formação e os cursos de extensão realizados; classificação no teste online; análise do Plano de Ação com base na resolução de situação-problema; análise de competências por meio de entrevista com especialista; análise final de mérito e competências por meio de entrevista com o gestor. A etapa das entrevistas foi realizada presencialmente, em Fortaleza.
Parceiros do Programa
A Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor, formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, é parceira do Programa Atração de Talentos do Governo do Ceará. A parceria não envolve a transferência de recursos financeiros e foi firmada por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Lemann, representante da Aliança, e o Governo do Estado do Ceará.
A Aliança tem projetos que promovem o aprimoramento da gestão pública. A parceria prevê o desenvolvimento de metodologia e estruturação de boas práticas em gestão de desempenho, além da transferência de conhecimento ao Estado. Em sua fase inicial, para realização dos processos técnicos de seleção e suporte operacional das etapas, o Programa conta com o apoio do Instituto Publix como parceiro técnico.