Ouvidoria da Semace amplia atendimento e reduz tempo de resposta
12 de fevereiro de 2020 - 11:23 #cidadania #fiscalização #relatório
Alberto Perdigão - Ascom Semace
A Ouvidoria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recebeu 769 manifestações, em 2019, 24,7% a mais que o registrado no ano anterior. O número faz parte do relatório anual do setor, que contou os elogios, sugestões, reclamações, solicitações de serviços e denúncias encaminhadas pelo cidadão no período. De acordo com o documento, o índice de respostas apresentadas dentro do prazo foi de 99,4%. Outro resultado positivo foi a redução do tempo médio de resposta de 28,4 dias, em 2018, para 16,7 dias, em 2019.
Entre os tipos de manifestação, o que mais cresceu foi o elogio, com 57,1 por cento de aumento, em relação a 2018, seguido de perto pela solicitação de serviço, com 56,5% de aumento. Nesta categoria, encontram-se os pedidos de fiscalização ambiental. “Os números estão demonstrando que a instituição tem adotado ações claras e eficientes, buscando, cada vez mais, a melhoria na prestação de serviços à sociedade”, afirma a ouvidora da autarquia, Eveline Pinheiro.
Escuta ao cidadão
As informações colhidas pelo setor no esforço de escuta ao cidadão são aproveitadas para a tomada de decisão, nas diversas diretorias do órgão. “A Ouvidoria da Semace fortalece a participação da sociedade na gestão da autarquia, utilizando a voz do cidadão e as suas necessidades como insumos para a melhoria contínua dos seus processos”, conclui a ouvidora. O atendimento pode ser feito pelo telefone (85) 3101.5520. Para conhecer todas as formas de falar com a ouvidoria, clique aqui.
A Ouvidoria da Semace está entre as melhores resultados, segundo ranking anual da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), divulgado em abril do ano passado. Veja a matéria aqui.