Aulas presenciais continuam suspensas como forma de enfrentamento à disseminação da Covi-19
6 de maio de 2020 - 12:55 #aulas suspensas #cartão vale alimentação #coronavírus #Covid-19 #SEDUC
Ascom Seduc Texto
Thiara Montefusco Foto
O período não configura férias escolares. Cada unidade de ensino estadual elaborou um Plano de Atividades Domiciliares para garantir o processo de ensino
O Governo do Ceará prorrogou por mais 30 dias a suspensão de aulas presenciais em escolas, cursos, faculdades e universidades públicas e privadas. A prorrogação consta no Decreto nº 33.574, de 05 de maio de 2020, publicado terça-feira (05), onde o Estado afirma que a medida busca dar continuidade às ações de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (Covi-19) no território cearense.
Na rede pública estadual de ensino, a suspensão das atividades presenciais vai até 1º de junho, conforme o Decreto. O período não representa antecipação das férias escolares. Cada unidade de ensino elaborou um Plano de Atividades Domiciliares para garantir que o processo de ensino e aprendizagem diário continue de forma remota, configurando como dia letivo.
As diretrizes da Secretaria da Educação do Estado do Ceará apontam o livro didático como principal ferramenta para as aulas remotas. Para os alunos que não têm acesso à internet, professores elaboram atividades impressas, de forma que todos possam acompanhar os conteúdos. Há ainda uma parceira com a TV Ceará (TVC) para a transmissão de aulas de diversas disciplinas, de segunda a sexta-feira, às 14h.
“Nós construímos diretrizes que estão norteando as nossas escolas para esse período. As aulas estão ocorrendo de forma remota todos os dias. Os nossos professores e gestores estão todos envolvidos e empolgados, passando atividades diárias para que os estudantes possam acompanhar da melhor forma os conteúdos didáticos, garantindo uma boa aprendizagem”, ressalta a secretária da Educação, Eliana Estrela.
Conectividade
A Seduc também apoia alunos e educadores para o uso de aparatos tecnológicos a fim de facilitar a conexão neste período de ensino domiciliar. Entre as plataformas disponíveis estão o Aluno Online, Professor Online e o Google Sala de Aula (Google Classroom). A Secretaria estabeleceu parceria, por meio de chamada pública, com 12 plataformas de ensino, as quais oferecem, gratuitamente, apoio na organização das atividades de educadores e estudantes.
Durante o mês de maio, a Seduc realiza a ação “Conexão Seduc: diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares”, que tem o objetivo de aprimorar a experiência de professores e gestores escolares nesse período de distanciamento social. Trata-se de uma série de encontros virtuais, em formato de palestras, colóquios temáticos e fóruns para trocas de conhecimentos.
Cartão vale-alimentação
Desde o dia 29 de abril, o Governo do Ceará, por meio da Seduc, vem realizando a entrega do cartão vale-alimentação para os 423 mil estudantes matriculados na rede estadual. A iniciativa garante um auxílio de R$ 80,00 com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar dos alunos durante o período em que as atividades presenciais permanecem suspensas.