População e gestores podem conferir resultados de exames em sistema criado pela Sesa
14 de maio de 2020 - 17:25 #exames laboratoriais #integrasus #Saúde Digital #Sesa #vigilância
Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa texto
Jeorge Farias Arte gráfica
A partir desta quinta-feira (14), os resultados dos exames laboratoriais para Covid-19 feitos nas unidades da rede pública poderão ser acompanhados pelo Saúde Digital. O sistema elaborado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é mais uma forma de facilitar o acesso do usuário sobre a condição do exame. A novidade permite ainda que os gestores acompanhem a situação da população nos municípios. A ferramenta está disponível no site da Sesa na parte superior da tela, ao lado direito.
“O Saúde Digital dará empoderamento ao cidadão para que ele tenha acesso ao resultado do exame para Covid-19. A gente tira de um sistema fechado para um acesso mais fácil, em que o usuário pode acessar a qualquer momento esse resultado”, explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.
O sistema também é importante para a vigilância epidemiológica. “Neste espaço, os gestores poderão acompanhar a situação dos exames da sua população, possibilitando um melhor planejamento das ações nos municípios e regiões de saúde”, reforça Magda.
Modernização
Os exames laboratoriais da rede pública são armazenados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), do Ministério da Saúde (MS), que tem o acesso restrito. “A equipe transformou os dados para disponibilizar as informações para o cidadão e gestores. É um passo importante na Plataforma de Modernização da Sesa”, enfatiza Magda Almeida.
Diagnóstico Laboratorial
No Ceará, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública estadual, são habilitados para realizar o diagnóstico laboratorial da doença. Quase 37 mil exames de biologia molecular foram realizados no Estado, segundo a última atualização de dados do IntegraSUS. A rede pública é responsável por 25.679 deste total.
Ouça:
O sistema, disponível na parte superior do site da Sesa, se utiliza de duas ferramentas para facilitar o acesso dos usuários aos seus exames e o acompanhamento da população, por parte dos gestores, como explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida .
A secretária executiva explica o objetivo do desenvolvimento desse sistema.