Escola de Gestão Pública disponibiliza webinars promovidos pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados
25 de maio de 2020 - 15:48 #dados #EGP #inovação #Irís
Ascom Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará - Texto
As videoconferências e outros arquivos podem ser acessados no site da Escola de Gestão Pública
Os webinars (ou seminários online) realizados pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará ficarão disponíveis no site da Escola de Gestão Pública do Estado Ceará (EGPCE). A iniciativa objetiva reunir, no mesmo ambiente virtual, os arquivos (links para vídeos, áudios, guias e ferramentas) produzidos durante os webinars e facilitar o acesso de servidores(as) e cidadãos(ãs).
Lançado no início de 2020, o Íris tem contribuído, sobretudo, para acelerar os projetos digitais do Governo do Ceará. O laboratório desempenha papel estratégico no apoio às iniciativas de transformação digital dos órgãos estaduais, além de incentivar a cultura de inovação e o uso da ciência de dados na administração pública.
Acesse a página clicando aqui.
Webinars e guias
Para dialogar sobre Cultura de Inovação, Governo Digital e Ciência de Dados, o Laboratório iniciou uma programação especial de encontros online em parceria com representantes de instituições públicas e privadas de todo o país.
Como instituição parceira do Íris, a Escola de Gestão Pública tem acompanhado e compartilhado toda a programação, que conta com a participação de pesquisadores e profissionais renomados(as). “Compartilhar essas ações do Íris potencializa a disseminação de boas práticas e o acesso ao conhecimento no setor público”, afirmou a diretora da Escola de Gestão Pública, Lúcia Siebra.
Jessika Moreira, coordenadora geral do Íris, afirma que a página “é um canal direto para conectar servidores e servidoras aos conteúdos produzidos pelo laboratório sobre, principalmente, processos digitais transformadores, inovações e uso da ciência de dados no setor público”.
Um dos webinars produzidos foi “Linguagem Simples e Inteligência Artificial na comunicação com o cidadão”. Nesse encontro, a redatora e agente de Linguagem Simples do Íris, Isabel Ferreira Lima, contou sobre os avanços do projeto que objetiva tornar mais clara a comunicação do governo com os(as) cidadãos(ãs). “Desde janeiro deste ano, quando o projeto começou, o Íris tem avançado na pauta de Linguagem Simples. Já realizamos um primeiro curso de capacitação para servidores do estado, lançamos os 10 passos para escrever em Linguagem Simples, aplicamos a técnica em textos do serviço de atendimento online da Secretaria da Saúde do Estado e hoje estamos fazendo oficinas para servidores envolvidos no preenchimento da Carta de Serviços”, explicou Isabel.
Sobre o uso de Linguagem Simples em textos públicos, além do webinar sobre o tema, o Íris tem produzido materiais de apoio aos(às) servidores(as). Entre eles, vale destacar:
Os 10 passos para escrever textos mais acessíveis e claros usando a técnica da Linguagem Simples:
Artigo sobre Linguagem Simples, saúde pública e cidadania
Contato
Para mais informações, é possível entrar em contato com o time do Íris pelo email iris.labgov@casacivil.ce.gov.br ou através das redes sociais:
Instagram
Linkedin
Medium
Telegram