Atendimento on-line: SPS responde mais de 3.800 solicitações em um mês de funcionamento
10 de agosto de 2020 - 17:33 #atendimento online #demandas #plataforma #SPS
Ascom SPS
Com o distanciamento social, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) passou a oferecer atendimento on-line à população. Nesta segunda-feira (10), quando a ferramenta registrou seu primeiro mês de funcionamento, o número de atendimentos somou 3.800. Diariamente, cerca de 130 pessoas são atendidas, com demandas sobre um dos 20 temas registrados na plataforma. Orientações sobre os serviços prestados nas unidades Vapt Vupt são uma das principais demandas. Os usuários também buscam informações sobre qualificação profissional e acolhimento das Residências Inclusivas.
Para a titular da SPS, Socorro França, o período de distanciamento social despertou para novas ferramentas e formas de se comunicar com o público. “O período de isolamento nos fez recorrer a novas formas de comunicação que podem, inclusive, ser mantidas com o retorno presencial. Nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade para o cearense”, observa.
A coordenadora de desenvolvimento institucional da SPS, Marcele Arruda, considera que o atendimento virtual é hoje uma das melhores formas de estar próximo do público. “A criação de mais esse canal de comunicação com a população foi uma excelente estratégia adotada pela SPS. Com este serviço, tentamos minimizar as demandas por busca de informações que chegariam tanto por telefone quanto presencialmente nos equipamentos e unidades de atendimento”, observa a coordenadora.
Angelina da Cruz, que solicitou atendimento pelo chat, diz que sua experiência foi satisfatória. “Fiquei muito impressionada com acessibilidade do serviço. Logo que entrei, fui atendida com precisão e rapidez e consegui sanar todas as minhas dúvidas sobre o assunto”, conclui a usuária, que buscava atendimento sobre emissão de RG.
“Como profissional está sendo uma experiência muito enriquecedora. É gratificante saber que conseguimos atender as demandas e que as pessoas agradecem pelo trabalho rápido e eficaz. A implantação desse chat facilitou o acesso dos usuários aos serviços que estão disponíveis à população através da SPS”, destaca Francisco José, técnico da Coordenadoria de Proteção Social Especial da SPS.
Como utilizar o serviço
Ao clicar na logomarca em verde e branco no canto inferior direito da tela do site da SPS, uma janela se abre para que o usuário se identifique. Ele deverá preencher os campos obrigatórios de nome completo, telefone, e-mail e município onde reside. Em seguida, irá escolher o assunto sobre o qual deseja informações. Foram treinados 45 técnicos para responder de acordo com os respectivos assuntos demandados.