Escolas públicas e municípios cearenses lideram ranking do Ideb 2019

16 de setembro de 2020 - 15:57 # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos
Yuri Lobato - Artes Gráficas

Os municípios e escolas públicas cearenses tiveram presença expressiva entre os melhores resultados do Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Conforme o indicador, 21 municípios e 79 escolas cearenses estão entre os 100 mais bem avaliados nas séries iniciais deste nível (1º ao 5º ano). Na etapa final (6º ao 9º ano), 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país. Os números consolidam a posição do Ceará como referência nacional de educação pública de qualidade.

Mucambo, situado na região do Sertão de Sobral, fez história ao obter a nota 9,4 em 2019 e conquistar o melhor índice do país nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a secretária municipal de Educação, Edneide Rocha, o resultado é fruto do trabalho desenvolvido em rede.

“Existe uma parceria perfeita entre escola e família. Há, ainda, o monitoramento individualizado de cada aluno do início ao fim de cada ano letivo, além de projetos pedagógicos direcionados, motivando os alunos a se sentirem protagonistas do próprio conhecimento”, observa. Edneide cita, também, iniciativas como formações para gestores, coordenadores e professores escolares, valorização dos profissionais e investimentos em infraestrutura das unidades de ensino.

A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Carmo Cardoso, em Independência, na região do Sertão de Crateús, alcançou nota 9,8 no Índice, desempenho que lhe rendeu o primeiro lugar nacional nos anos iniciais. De acordo com a diretora Socorro Pimentel, são vários os fatores para o sucesso.

“O passo inicial é a busca ativa. Na nossa escola, se o aluno faltar dois dias consecutivos, caso não tenhamos contato com a família, vamos até a residência dele. Também analisamos, minuciosamente, cada aluno e seu desempenho em cada disciplina. Fazemos, toda semana, uma reunião pedagógica para planejamentos. Entendemos a escola como espaço agregador de valores socioculturais. Nossos alunos têm reforço escolar no contraturno. O segredo, também, é a união de toda a equipe, que demonstra amor pela educação”, esclarece.

Equipe

No município de Granja, situado na área do Litoral Norte, a EEF Nossa Senhora Aparecida, em Granja, conseguiu a nota 8,7 no Ideb 2019, sendo primeiro lugar do país nos anos finais do Ensino Fundamental. Ariana Sousa, diretora da unidade de ensino, atribui o sucesso à soma de esforços entre escola e família.

“A escola vive uma gestão democrática, em que todos os envolvidos participam do processo de tomada de decisão e sentem-se motivados e comprometidos com os resultados. Procuramos sempre desenvolver ações integradoras, que mantenham o ambiente escolar harmônico, amigável e propício a sugestões de melhoria do trabalho. Neste processo, todas as turmas merecem e são tratadas com equidade. Não existe receita pronta para os bons resultados, tudo é fruto de muito trabalho, que vem sendo construído com dedicação, respeito, compromisso e empenho de todos os envolvidos”, analisa.

A secretária estadual da Educação, Eliana Estrela, argumenta que o resultado histórico do estado é fruto de uma política pública prioritária do Governo do Ceará. “O Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que fortalece o regime de colaboração entre estado e municípios, oferece formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, para garantir a melhoria do ensino fundamental”, explica.

O Ceará obteve êxito, ainda, por estar na lista das 10 escolas com maiores índices no Ensino Médio. O destaque foi a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, em Itapajé, que alcançou o 4º lugar nacional e 1º lugar no estado, apresentando a nota 7,1 no Ideb 2019.

 

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Para a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, o resultado é fruto de uma política pública de educação continuada com parceria com os municípios e o compromisso dos profissionais da Educação.